Os Nodos Lunares Em Astrologia

O uso e significado dos nodos lunares pelos 12 signos na astrologia


Os Nodos lunares são dois pontos matemáticos encontrados no seu mapa natal que implicam em laços cármicos com o passado e aquilo que voce deve fazer nessa vida para evoluir espiritualmente.


 Os nodos (nodo norte e nodo sul) são às vezes chamados de cabeca e calda do dragão. Na astrologia indiana eles  são conhecidos pelos nomes  de Ketu e Radu (ou Rahu).

A posição e signo do Nodo Norte indica o propósito da sua vida e onde ele é mais facilmente expresso, ou seja, aquelas qualidades que podem não  ser fáceis para você mas que devem ser cultivadas para sua evolução. 

Voce possui essas caracteristicas dentro de você porém expressá-las costuma ser dificil, Quando elas são expressas, no entanto, a energia é positiva e deve se empregar esforco em colocá-las para fora.



Já o Nodo Sul é o ponto exatamente oposto ao Nodo Norte na roda do mapa representa caracteristicas  (atraves do signo, casa e seus apectos) que sao faceis de expressar pois pertencem a habitos das suas vidas passadas, mas sua expressao é geralmente negativa e impede o desenvolvimento espiritual do individuo.

E embora os nodos sejam enfatizados na astrologia cármica, você não precisa acreditar em vidas passadas para se beneficiar dos conselhos que os nodos lunares oferecem. 

Como encontrar o nodo norte no seu mapa astral? Procure por esse símbolo:


Northnode-symbol
Símbolo do Nodo Norte

 Raramente o nodo sul é listado em mapas pois ele é exatamente oposto ao nodo norte, ou seja, uma pessoa com nodo norte a 10 graus de sagitário terá nodo sul a 10 graus de gêmeos já que esses signos estão localizados em áreas opostas da roda zodiacal, mas quando ele é listado a imagem dele é a versão invertida da imagem acima.


significado signos nodo norte sul astrologia
Vamos ver se você consegue achar o nodo norte no mapa abaixo:




Veja se fica mais fácil:




Vemos que no mapa astral o nodo se encontra no signo de gêmeos e embora muitos programas não listem o nodo sul, vemos que na tabela à direita, logo abaixo do nodo norte, o nodo sul em sagitário está listado.

Agora vamos ao significado e lições do Nodo Norte e Sul pelos signos:


♈ Nodo norte em Áries♎ nodo sul em Libra:


Esses nativos somente se sentem livres a partir da hora que eles deixam de ser dependentes dos outros (caracteristica libriana) e tomam a iniciativa de transformar suas vidas por si proprios (caracteristicas tipicamente arianas). 

Outro hábito dos nascidos sob esse nodo lunar é querer apaziguar a tudo e a todos. Algo que eles tem que aprender a balancear. Nem sempre é preciso manter a paz, às vezes você tem que discordar dos outros e bater seu pé no chão para seu próprio bem.

Num passado distante você se submeteu às vontades dos outros ( e de grupos) muitas vezes repercurtindo negativamente para você, dessa vez chegou a hora de se libertar dessas amarras e criar seu próprio caminho.


Um pouco de humor: Numa vida passada você foi a Madre Teresa, nessa vida você tem quer um bárbaro.

Famosos com nodo norte em aries:
  • Zac Efron, 
  • Lindsey Lohan 
  • Criss Angel.


♉ Nodo norte em Touro♏ nodo sul em Escorpião:


Esses individuos tem o impulso de adquirir muitos bens materiais ao longo de sua vida, inconscientemente eles assim o fazem pois em vidas passadas sofreram muitas perdas (emocionais e materiais). 

Agora eles nao devem se desesperar ao se deparar com situacoes extremas em suas vidas e sim aprender que tudo se transforma e nada dura para sempre.

Encarar os altos e baixos que a vida joga em seus caminhos sem ficar deprimido e sim viver e aprender com as lições que isso tudo oferece.

Num passado distante sua vida foi de excessos, o que gerou imbalanço e sofrimento. Nesse momento você deve aprender a ser grato pelo que tem sem indulgências e hedonismo e estar ciente que tudo passa.


Um pouco de humor: Numa vida passada você passou por apertos financeiros, nessa vida você virou um magnata.

Famosos com nodo norte em touro:
  • Penelope Cruz,
  • Megan Fox 
  • Jet Li.

♊ Node norte em Gêmeos /  nodo sul em Sagitario:


Esses nativos geralmente pensam que tem respostas para tudo e ninguem sabe mais que eles (caracteristicas sagitarianas) portanto eles devem ouvir mais aos outros a seu redor e aprender a ser mais sociaveis.

Você ensinou e filosofou muito num passado distante, agora chegou sua vez de aprender, de novamente ser o aluno e não o professor.

Um pouco de humor: Numa vida passada você foi  religioso,  nessa vida você tem que ser ateu.

Famosos com nodo norte em gemeos:
  • Bill Clinton, 
  • Amy Winehouse
  • Elton John.
  • Bjork (mapa acima).

 Nodo norte em Cancer /  nodo norte em Capricornio:


Esses nativos devem deixar de querer controlar a tudo e todos e nessa vida deve aprender a apoiar seus familiares. Geralmente com essa posicao ha carmas ligados a familia e nao e incomum que outros individuos em suas familias tambem tenham o nodo norte no mesmo signo.


Num passado distante você deixou sua família e amigos de lado em nome da carreira e poder, mas isso custou boa parte de sua vida emocional. Balanço aqui é a chave para o sucesso em ambos planos dessa vez.

Um pouco de humor: Numa vida passada você foi o paizão responsável, nessa vida você tem que ficar em casa e cuidar dos 19 filhos de vocês.

Famosos com nodo norte em cancer:
  • Britney Spears, 
  • Sandra Bullock
  • Russell Crowe.

 Nodo norte em Leao / ♒ nodo sul em Aquario: 


Esses nativos devem aprender a ser mais individuais, ja que no passado eles viviam em funcao dos outros (aquario). Eles devem aprender a “brilhar” e desenvolver seus próprios talentos.

Você serviu à humanidade com humildade e força de vontade, portanto agora você pode ser o centro das atenções sem remorso algum.

Um pouco de humor: Numa vida passada você ficava bem no meio do povão. Nessa vida você " não se mistura com essa gentalha".

Famosos com nodo norte em leao:
  • Jessica Alba, 
  • Bon Jovi 
  • Adriana Lima.

 Nodo norte em Virgem / ♓ nodo sul em Peixes:


Esses inidviduos devem prestar mais atencao no mundo ao seu redor e deixar de “sonhar acordado” e partir para a realizacao de seus objetivos. 

Eles devem ver as coisas mais claramente. Todo cuidado com essa posicao e pouco, pois eles podem ser enganados facilmente. Por isso atencao aos detalhes é importantissima e deve ser cultivada.

Você não é mais o artista perdido, chegou a vez de chacoalhar sua vida e ser mais disciplinado. Lembre-se que os pequenos detalhes é o que conta.

Um pouco de humor: Numa vida passada voce foi Van Gogh, nessa vida se embebedar e cortar sua orelha não cola. Use sua mente não a garrafa!

Famosos com nodo norte em virgem:
  • Katie Holmes, 
  • Chuck Norris 
  • Nelly Furtado.


♎ Nodo norte em Libra / ♈ nodo sul em Aries:


Esses nativos tendem a fazer  coisas sozinhos e costumam ignorar os outros. Porem nessa vida devem desenvolver e usar de parcerias para alcancar seus objetivos. Ha tendencia de se irritar facilmente, porem deve aprender a ser um diplomata e acima de tudo respeitar a opiniao dos outros.

Você não é mais guerreiro e precisa ser um diplomata. As guerras do passado devem ter te ensinado de que é melhor usar de paz do que forçar o mundo a ver suas opiniões de qualquer maneira.

Um pouco de humor: Numa vida passada você foi um bárbaro, nessa vida tem ser mais para uma Madre Teresa.

Famosos com nodo norte em libra:
  • Madonna, 
  • Viggo Mortensen 
  • Tim Burton.


♏ Nodo norte em Escorpiao / ♉ nodo sul em Touro:


Esses individuos foram acostumados a estabilidade de outras vidas e agora devem aprender a apreciar o caos da vida. Mudancas sao necessarias com essa posicao e embora tente-se segurar a tudo ao seu redor, deve-se sempre aceitar as mudancas que a vida faz acontecer.

Num passado distante você teve de tudo e aprendeu as lições de abundância e gratitude, dessa vez você tem que passar por situações que te deixa inseguro mas que apresentam lições valiosas de coragem e regeneração.

Um pouco de humor: Numa vida passada você usufrui de tudo do bom e do melhor, nessa vida você vai ter que passar por apertos financeiros.

Famosos com nodo norte em escorpiao:
  • Audrey Tautou, 
  • Charlize Theron 
  • Ryan Reynolds.


♐ Nodo norte em Sagitario / ♊ nodo sul em Gemeos:


Com essa posicao o nativo costuma falar muito, sobre nada. Ha ainda a tendencia de mudar a todo momento seguindo “modas” e novas “ondas” que surgem, ja que ele quer muito ser aceito pelos outros. Aqui a necessidade e de ver o todo e nao somente se fixar nos detalhes da vida e aprender a desenvolver e propagar sua propria filosofia de vida.

Chegou sua hora de ensinar tudo que você acumulou desde seu passado distante. Hoje você auxiliar os demais com esses conhecimentos. 

Um pouco de humor: Numa vida passada você foi um ateu, nessa vida você tem que ser religioso.

Famosos com nodo norte em Sagitario:
  • Bill Gates, 
  • Tyra Banks 
  • Enrique Iglesias.

♑ Nodo norte em Capricornio /  nodo sul em Cancer:


Os nativos aqui devem cultivar a organizacao e praticidade. Eles devem suavizara tendencia de ser muito emocionais e agir imaturamente. Aqui a ordem e correr atras de seus sonhos (capricornio) e nao esperar que os outros os realizem (cancer).

Num passado distante você sacrificou seu próprio caminho em nome da sua família, seu clã. Dessa vez você deve se desprender desses laços e obter o poder e status que não conseguiu alcançar no passado.

Um pouco de humor: Numa vida passada você a mãezona, nessa vida você trabalhar para sustentar seus 19 filhos e sua esposa.

Famosos com nodo norte em capricornio:
  • Bruce Willis, 
  • John Travolta 
  • Heidi Klum.

 ♒ Nodo norte em Aquario / nodo sul em Leao  :


Esse nodo faz com que o individuo queira aparecer...demais (leao). Ele/a deve aprender a dividir o “palco” com outras pessoas, especialmente amigos e pessoas de grupos aos quais eles pertencem. Ele deve aprender tambem a ser um bom amigo e nao somente querer um amigo.

Num passado distante você obteve toda glória e reconhecimento que desejava, isso te garantiu uma posição de destaque na sociedade mas também demasiado orgulho e isolação. Chegou a hora de você compartilhar seus talentos com a humanidade e com aqueles que precisam de um líder carismático que nem você. 

Um pouco de humor: Numa vida passada você foi um esnobe,  nessa vida você vai ser obrigado a viver com o povão.

Famosos com nodo norte em aquario:
  • Elvis Presley, 
  • Daniel Radcliffe 
  • Dido.

 ♓ Nodo norte em Peixes / nodo sul em Virgem :


Ao contrario daqueles que tem nodo norte em virgem, esses individuos devem aprender a sonhar, a usar a imaginacao e devem parar de dar tanta atencao aos pequenos detalhes e de ser tao criticos. 

Num passado distante você cuidou de tudo e de todos, às vezes sem ter tempo para cuidar de si mesmo. Dessa vez você tem que relaxar, cuidar de si em primeiro lugar e  deixar de se estressar com o que acontece a seu redor além de entender que tudo tem um motivo para ocorrer e que nem sempre você tem controle sobre isso.

Um pouco de humor: Numa vida passada você tinha TOC, nessa vida você tem que se soltar.

Famosos com nodo norte em peixes:
  • Jennifer Lopez, 
  • Sting 
  • Jay Z.

Crédito Imagem:
1. Dominique Eckenfelsvia flickr
2.By Lucis (Own work) [GFDL ], via Wikimedia Commons

45 Coment�rios

  1. Oi, vc pode me dizer o que significa ter o nodo norte em leão na casa >8<? Não consigo assimilar leão aos assuntos da casa 8...

    ResponderExcluir
  2. @Lice

    Oi. Necessidade de cultivar sua independência financeira.

    ResponderExcluir
  3. Nodo norte em peixes e sul em virgem.
    Fez muito sentido!!!!

    Gratidão Melissa!

    ResponderExcluir
  4. e o que significa o nodo norte em escorpião na casa 11 ?

    ResponderExcluir
  5. O que significa ter True nodo em câncer?

    ResponderExcluir
  6. ai Deus me livre passar aperto financeiro! rs Tenho nodo norte em escorpiao e realmente, por mais que eu tente manter as coisas como estao, quando eu comeco a me acostumar, tudo muda, por livre e espontanea pressao... rsrs Tb nao poderia ser mais verdade a minha atracao/fixacao/admiração imediata a qq pessoa com algum ponto/planeta importante em escorpiao no mapa, como vc já disse aqui no blog!
    Melissa, esse nodo está na casa 5... não consigo fazer a relação. Qual meu aprendizado em relação a essa casa?

    ah, amo seu blog e acompanho sempre! obrigada!

    ResponderExcluir
  7. @Vitoria

    A 5a casa rege assuntos de filhos, crianças, criatividade, jogos, diversão, paquera, romance, namoricos, apostas e etc. A casa é onde as energias do ponto, planeta mais se expressam.

    ResponderExcluir
  8. P.S.: nodo norte retrógrado e vênus também retrógrado 😱

    ResponderExcluir
  9. @ Pedro

    O nodo Sul representa aquilo com o que nos sentimos confortáveis, talentos mas ao mesmo tempo se concentrar nisso impede nossa evolução. Pode nos mostrar algo do passado, vidas passadas se você crê nisso.

    ResponderExcluir
  10. Adorei "não me misturo com essa gentalha" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Diva!!
    Sério, sempre fui muito de me doar e só agora, que estou priorizando meus planos, estou encontrando maior realização.
    Obrigada pelas explicações, Melissa, simples, concisas e compreensíveis.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Melissa, tudo bom? Tenho extrema curiosidade em compreender o que sifica ter nodo norte retrógrado no meio do céu em leão. P.S: Não há outros planetas no meu meio do céu, só o nodo norte mesmo. Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  12. @Maria

    Obrigada por ler o Mapa. Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  13. @Renata

    Por que o nodo norte está quase sempre retrógrado.

    ResponderExcluir
  14. @Maria

    O nodo norte fica retrógado a maior parte do tempo. Leia o que significa ter nodo norte em leão no texto acima. Quanto aos assuntos da 10 casa, nos quais o nodo norte vai influenciar, leia esse outro artigo:

    As casas astrológicas

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    fiz meu mapa astral e lá aparece "TRUE NODO". Como interpreto isso?

    True Nodo Gemeos
    Quiron Peixes

    pode me ajudar? Só encontro informações sobre nodo norte e nodo sul e nunca tinha ouvido falar neles...

    ResponderExcluir
  16. Node norte em aquário e sul em leão. SOCORRO! Por que Deus? hahahaha
    Tenho sim resquícios de esnobismo e simmmmm, vim do povão! =/
    Mas estou subindo na vida! Com muito esforço, mas subindo!

    Em tempo: estou lendo todo meu mapa astral, planetas e seus regentes (sou sol em leão com ascendente em touro) e, é INCRÍVEL como TUDO, simmmm, TUDO bate exatamente como sou. Amei seu site! Estarei sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  17. oi melissa,
    tenho nodo norte confinado em áries. vc sabe me dizer o que isso significa?
    acabei de descobrir sobre signos interceptados, to muito curiosa sobre o assunto.

    obrigada :)

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem? Tenho nodo norte em Capricórnio na casa 12 e sul em Câncer na casa 6. Leio sobre as casas e sobre os nodos e não consigo fazer essa associação. Vc pode me ajudar Melissa?

    ResponderExcluir
  19. Autoconhecimento,adoro esse tipo de leitura, faz bem a alma.

    ResponderExcluir
  20. @Neuma

    Sim, obrigada. Mesmo quando a pessoa não crê em carma é incrível como esses tipos de análises ajudam a pessoa a achar seu caminho na vida.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite .
    tenho nordo norte em peixes em conjunção quase exta com lua em peixes na casa 3 , interessante o texto , e ainda tenho asc em capricornio com saturno na 12 rsrs quase um rabuxento ..

    ResponderExcluir
  22. OLá Melissa , interessante , tenho nodo norte em peixes em conj quase exta com lua em peixes na casa 3 , ainda tenho asc capricornio com saturno na 12 rs tenho que relaxar mesmo...

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Espero que esteja bem.
    No meu mapa consta "Nódulo Verd. Sagitário 21°30'58 na casa 11 retrógrado".
    Significa que aquilo que eu li aqui sobre Nódo Norte em Sagita será ao contrário por estar retrógado?
    Fico no aguardo de uma resposta.
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. @Alguém

    Não. Os nodos quase sempre "andam" retrógrados portanto isso não influencia em nada nos significados deles. Também não faz diferença qual tipo de nodo você usa no mapa.

    ResponderExcluir
  25. Nodo norte em touro na casa 7, o que previso fazer Melissa???

    ResponderExcluir
  26. @Monica

    Leia o que o artigo diz sobre nodo em touro e aplique isso em relacao a seus relacionamentos e parcerias de negocios.

    ResponderExcluir
  27. Nodo norte em escorpião como nodo sul em touro, além disso ainda tenho Saturno, Urano e Netuno retrógrado, que legal hein!

    Agora entendo por que as coisas são tudo no modo very hard pra mim do que pros outros, kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. @Desconhecido

    Pois é, essa é uma das combinações mais pesadas do nodo norte/sul.

    ResponderExcluir
  29. Oi. Boa tarde. Minha casa 12 é bem pesada, tenho Saturno, Plutão e Júpiter todos retrógrados :O.
    Porém meu nodo norte lunar (casa 10) é em leão.
    Sempre penso nos outros, tenho vontade imensa em ajudar os outros e sou muito interessada em causas humanitárias. Com esse nodo lunar em leão significa que em vidas passadas eu fui tudo isso que diz a casa 12?? Ou a casa 12 tenho que cumprir? Pq as vezes penso que de tanto que penso nos outros que minha vida não anda. Ou tenho que ajudar mais e mais os outros?
    BJOS obrigada.

    ResponderExcluir
  30. @Morenita,

    Nodo norte (leao) = o futuro
    Nodo sul (aquario) = o passado - vidas passadas estao representadas pela energia e planetas ligados ao nodo sul nao ao nodo norte.



    ResponderExcluir
  31. Olá, uma coisa me intrigou:
    Eu _Nodo Norte em Gêmeos e Sul e Sagitário
    Minha irmã_Nodo Norte em Sagitário e Sul em Gêmeos...
    Isso é normal?
    E o que quer dizer o nodo norte em Gêmeos na casa 5?
    Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  32. ok, obrigada!!!!! Felicidades

    ResponderExcluir
  33. @DY

    Sim. USe a descrição do nodo norte em gêmeos no texto acima em relação aos assuntos da 5a casa, descritos aqui

    ResponderExcluir
  34. meu nodo norte é áries e casa 1, acontece que sempre me faltou coragem, por isso eu me auto-sabotei exatamente no retorno de saturno em 2015. em vez de seguir minha missão de vida, eu fiquei louco e mentalizei o nodo sul buscando algum forma de catarse, queria uma transcendencia em relação a samsara, atraves de um sistema de crenças proximo ao catarismo, o resultado foi tragico, eu destrui minha encarnação e tudo que fui proposito a ser. meu sonho de independencia foi destruido, pois fiquei louco e fui internado pela segunda vez a força, quando minha vida avançava tanto. foi auto-sabotagem, e creio que nao existe nada pior do que isso.

    mas hoje em dia me mantenho no nodo norte, pois percebo que tudo que me faz explodir de ódio está no nodo sul, pessoas, pessoas são um problema pra mim. pena que me auto sabotei, se nao tivesse me auto sabotado, nao seria dominado pelo lixo da sociedade. agora minha vida é deprimente e penso que daqui a uns anos vou entrar num monasterio porque não tem mais solução.

    ResponderExcluir
  35. Olá, Melissa! Por favor, sabe me dizer se em rituais de magia usa-se o norte verdadeiro (geográfico) ou se é usado o norte magnético da bússola? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  36. @Per
    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  37. @João

    Não faço ideia pois não faço rituais, nem magia, nem simpatias e nada do tipo.

    ResponderExcluir
  38. Vc poderia me dizer o significado do nodo norte en câncer na casa 6?

    ResponderExcluir
  39. @pedro

    Use a interpretacao do nodo norte em cancer (listada no texto acima) em relacao a sua saude, rotina e trabalho.


    ResponderExcluir
  40. Olá Melissa,

    Nodo norte em peixes, na casa 10?

    O que significa?

    Obrigado ;*

    ResponderExcluir


  41. Nodo norte em peixes na casa 10?
    O que significa?

    Obrigado ;*

    ResponderExcluir
  42. @Alex

    Leia o que foi escrito em relacao ao nodo norte em Peixes e aplique aquilo a sua carreira, reputacao e vocação (que é sua 10a casa).


    ResponderExcluir
  43. Oi Melissa. Tenho nodo norte em leao casa 4. Meu meio do céu é em Aquário. Nodo e meio do ceu em signos opostos. Como isso funciona?

    ResponderExcluir
  44. Excelente! Tenho nodo Norte em câncer e conheço minha vida passada, e é exatamente como descrito. Deixei a família de lado por carreira, poder e fama. Hoje estou uma dona de casa que cuida da família em tempo integral. De vez em quando, dou uma espiadinha no passado (antes de ter família) e lembro o quanto era bom ser livre. Se é só para evoluir... vida que segue. Parabéns pelo artigo.
    Muito agradecida.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zod�aco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodu��o. Tecnologia do Blogger.

Pesquise