Os Troncos Celestiais Na Astrologia Chinesa

Ao aprender a astrologia chinesa é necessário entender como os 5 elementos usados na mesma interagem entre si e também como cada um deles se expressa num mapa astral chinês.


A maneira mais simples de fazer isso é entender a representação dos 5 elementos (cada um com seu lado positivo, yang, e negativo, yin- portanto 10 num total) em imagens . Esses são os chamados de 10 troncos celestiais na astrologia chinesa.


1. Madeira yang (Jiá)  🌳

A árvore. Pense numa árvore e como suas características podem ser transportadas para o nível humano. Alguns exemplos: Ela é alta, forte, rígida, inflexível, cheia de ramos/galhos (idéias) elas tem os pés fincados no chão (suas raízes), sempre em crescimento e com várias fontes de crescimento (raízes múltiplas). Jiá se beneficia com a luz do dia, portanto é melhor para quem nasce durante o dia e durante a primavera




2. Madeira yin (Yi) 乙 🌼

A flor ou grama. Faça o mesmo descrito com a árvore com a flor, ela é delicada, tem beleza, é flexível, adaptável, geralmente encontrada em conjunto com outras flores e a grama em si é um conjunto. Transpassando isso para o nível humano, podemos dizer que a flor é sociável. Assim é o elemento yi. Ele é mais forte para os nascidos durante o dia e durante a primavera (as estações do ano usadas na astrologia chinesa são referentes as suas datas no hemisfério Norte, portanto não use as estações de acordo com as datas usadas do Brasil).





3. Fogo yang (Bing) 丙 ☀️️

O sol. Agora usemos o Sol como referência, ele é a representação do elemento bing na astrologia chinesa. O sol é caloroso, ardente, ele dá sua energia e sustém todo o planeta, transpassando isso para o nível humano, podemos dizer que generosidade e calor humano são características de Bing. O Sol brilha de dia mas à noite não o vemos, portanto esse elemento é mais forte no mapa de pessoas que nasceram durante o dia e em quem nasceu no verão.




4. Fogo Yin (Ding) 丁 🕯️ 

A chama, a fogueira. A chama ilumina a escuridão, esse elemento traz à tona informações, aquece durante o frio, pessoas com esse elemento também são "aquecedoras", calorosas e generosas porém de uma maneira mais discriminatória do que o elemento anterior, pois a chama ou fogueira é focal e não dispersa que nem a energia do Sol. Foco é algo que eles tem de sobra. Ding é melhor para quem nasce durante a noite pois é na escuridão que vemos a chama da vela ou fogueira à distância.  




5. Terra Yang (Wu) 戊 ⛰️ 

A montanha. Imagine uma montanha. Alta, rígida, áspera, forte. Impenetrável. Assim é a representação pictorial do elemento Wu. Se passarmos isso para o plano humano temos uma pessoa de personalidade forte, de opiniões rígidas. Mas se você precisa de proteção, ninguém melhor do que Wu. Esse elemento é mais forte durante o verão, o qual pode ser seco e árido e não o incomoda.





6. Terra Yin (Ji) 


O solo. Ji é o solo húmido (não achei imagem do solo húmido por essa razão coloquei a do solo seco abaixo), fértil, cheio de nutrientes para o crescimento de plantas. Passe isso para o plano humano e temos uma pessoa cheia de imaginação e paciente em relação ao seu sucesso. 




7. Metal Yang (Geng) 庚 🗡️

Ferro, aço. Imaginemos o ferro, ele é forte, rústico, útil, geralmente moldado em ângulos retos e pode ser pontiagudo. Esse elemento representa honestidade, dureza sob circunstâncias difíceis, luta. O elemento do metal é mais forte durante o outono.




8. Metal Yin (xin) 辛 💎

A jóia, ouro. Jóias são bonitas, brilham e dão um ar de glamur a qualquer conjunto de roupas. Assim é o elemento Xin, passando essas características para o plano humano, temos uma pessoa atraente, que gosta de ser o centro das atenções e que ama luxo, glamur.




9. Água Yang (rén) 壬 🌊

O oceano.  O elemento Rén é como o oceano, imprevisível, pode ser calmo por algum tempo porém mais cedo ou mais tarde surge alguma tempestade, sempre em movimento e profundo. Passamos isso para o plano humano e temos uma pessoa que não gosta de ficar parada, ela precisa chacoalhar a vida de vez em quando e ela está pronta para mudar de direção a qualquer momento, sendo assim adaptável. O elemento água é mais forte durante o inverno.




10. Água Yin (Gui) 癸 🌧️

A chuva ou a névoa. A chuva também aparece de repente às vezes, ela é repetitiva, aos poucos e dependendo da intensidade pode inundar áreas mas pode também ajudar plantas a crescerem. No plano humano, a pessoa representada por esse elemento parece tranquila, mas nem sempre a chuva é calma, ela também é fértil em idéias, a água em geral não desiste de seus objetivos, ela é ao mesmo tempo persistente mas não inflexível.




As descrições dos 10 elementos acima podem ser usadas para descrever a personalidade do nativo de acordo com o dia de nascimento da pessoa.

3 comentários

Nadine Marques disse...

Melissa, fascinante!!!! Dei uma olhada no meu bazi e no meu dia de nascimento, estava metal yang, então deduzo que era isso que eu tinha que focar (acertei?)
Bom, se for, já super bateu! Cada ano que passa, me torno mais rígida e apegada as minhas convicções :(

Amando a astrologia chinesa!

Melissa disse...

@Nadine

Muito obrigada por comentar e por participar ativamente do blog 😉 É Geng (metal yang +) precisa ter foco sim e precisa de obstáculos para forjar o aço num objeto útil. Geng é um dos elementos mais fortes sendo que consegue aguentar muitas adversidades por sua natureza, para geng desafios são mais que bem vindos e parte de uma vida saudável.

Vou escrever mais e adicionar mais aos posts de astrologia chinesa, realmente concordo, é fascinante.


Zazá disse...

É pra olhar o dia, né? Olhando o dia eu sou água yang. Acredito que sou muito oceânica mesmo. Sou filha de Iemanjá (rainha do mar), tenho marte em peixes, meu signo dominante junto com escorpião, aliás água é dominante. Nas características psíquicas, eu me identifico também: Na profundidade sentimental (sem ser melosa nem dramática/espalhafatosa), nas mudanças de rumo (mudanças realmente são uma necessidade vital pra mim), nas tempestades da vida, num certo ar de mistério que eu sei que eu transmito, no silêncio, na imponência. Eu tenho Lua em ar então sempre tento racionalizar as emoções, mas com marte em água, sempre acabo agindo conforme o que eu sinto. :P

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall