Plutão Ainda É Um Planeta Em Astrologia

plutao em astrologia
Símbolo de Plutão


Recentemente a agência espacial americana exibiu fotos do planeta anão e elas surpreenderam os cientistas responsáveis por esse projeto.


Cientificamente falando, Plutão perdeu seu trono entre os demais planetas do sistema solar, porém em astrologia ele ainda é o rei das profundezas e mantém seu título de planeta e  de planeta regente do signo de escorpião.

A simbologia de Plutão está ligada ao mito de Perséfone, filha de Demetér (também conhecida como Ceres -a deusa das colheitas e/ou agricultura dependendo da visão romana ou grega).

Perséfone foi sequestrada pelo seu próprio tio (Hades ou Plutão) e levada ao reino dos mortos. Demetér implorou para Zeus a trazer de volta das profundezas, já que nenhum mortal consegue de acordo com a lenda retornar do mundo dos mortos, e Zeus disse que  Perséfone poderia retornar com a condição de que ela não comesse nada que pertencesse ao Hades.

Infelizmente Perséfone, com muita fome, foi oferecida uma romã e comeu parte da fruta. Sendo assim, ela poderia retornar ao mundo dos vivos, teria que passar 3 meses  no seu reino (ela se casou com Plutão/Hades) todos os anos.

Isso causou uma depressão imensa em Demetér, a qual chora por 3 meses e se enche de alegria quando está na presença de sua filha no restante do ano. Esse mito explica a mudança das estações do ano:  no inverno enquanto ela aflita espera pela volta da sua filha única, a neve e o frio fazem parte do cenário.

Além disso todas essas nuances do mito também permeiam a simbologia de Plutão, o planeta da transformação, e de escorpião, o signo da morte, tabus, de tudo que está debaixo da superfície e do sexo.

No tarot, Plutão está ligado à carta do Julgamento, na qual decisões importantes são tomadas e depois de tomadas a vida do consulente jamais será a mesma. Essas são mudanças profundas, um renascimento.




2 comentários

Aline Silva disse...

E está dando um trabalhão para quem é de Capricórnio! Ai!!!

Melissa disse...

@Aline

Não somente para quem é de capricórnio ou tem outros planetas pessoais e pontos nesse signo mas tabém num âmbito mundial, pois os planetas geracionais, incluindo Plutão lidam com pessoas num nível do inconsciente coletivo, com Plutão em capricórnio haverá mudanças transformadoras (Plutão) no sistema financeiro (capricórnio) e em outros tipos de instituições com as quais estamos acostumados há tempos. Muita coisa já está mudando ;) Mas Plutão acaba com o velho para que o novo possa brotar, essa é sempre a lição desse planeta que temos que captar nas nossas vidas.

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall