Como Achar Os Ângulos No Mapa Astral?

Ultimamente tenho recebido muitas perguntas sobre como achar os ângulos (ascendente, descendente, fundo do céu e meio do céu), esste post mostra como saber ao certo quais os ângulos do seu mapa astral.





Voltando aos passos básicos do mapa astral. Veja nas figuras abaixo como achar o signo ascendente, o signo do meio do céu, o signo descendente e o signo do fundo do céu:


Como achar o signo ascendente no mapa astral?

Veja as figuras abaixo: 


como achar o signo ascendente no mapa astral?

Na primeira imagem temos o mapa astral feito pelo astro.com. Na segunda podemos ver em destaque que o signo ascendente no mapa é escorpião (♏).

Como achar o signo do fundo do céu no mapa astral?

Veja as figuras abaixo:

como achar o fundo do céu no mapa astral

Na primeira imagem temos o mapa astral. Na segunda podemos ver em destaque que o signo do fundo do céu ou IC (início da 4a casa) no mapa é aquário ().

Como achar o signo descendente no mapa astral?

Veja as figuras abaixo:

como achar o signo descendente no mapa astral

O descendente dá início à 7a casa astral, ou seja, está diretamente oposto ao signo ascendente. Em destaque no mapa da esquerda podemos ver que o signo descendente é touro (♉).

Como achar o  meio do céu no mapa astral?

Veja as figuras abaixo:

como achar o meio do céu no mapa astral

O meio do céu se localiza no topo do mapa astral, dando início à 10a casa astra, vemos que nesse exemplo o meio do céu está em leão ().

Agora há casos nos quais achar os ângulos do mapa pode ser mais difícil. Veja o exemplo abaixo:



Nem todos mapas são certinhos e bonitinhos. O mapa acima é o mapa astral da Vanessa, ela nasceu em Manaus. Qual o signo ascendente dela? Qual o IC, DC e Meio do céu no mapa acima?

Veja quais abaixo:



O signo ascendente da Vanessa é sagitário, mesmo que no último grau (29) como podemos ver na tabela ao lado do mapa. O IC, início da 4a casa está a 27 graus de peixes. O DC está a 29 graus de gêmeos e o Meio do céu está a 27 graus de virgem.

Quais signos ela deve levar em consideração? Os signos listados no mapa. A maioira das pessoas tem casas com dois signos, isso é normal e devemos levar em consideração ambos mas o signo do início da casa e quaisquer planetas próximos ao início das casas são os mais fortes. 

Então no caso do descendente, por exemplo, ela tem que ler sobre o descendente em gêmeos, câncer também vai influenciar nos relacionamentos (DC) dela. O caso da Vanessa é simplesmente mais extremo mas se a hora de nascimento dela é exata, é isso mesmo.

Agora outro exemplo de mapa "diferente": Ache o Meio do céu e o fundo do céu no mapa astral abaixo:



Achou? Se não achou eles estão em destaque na figura abaixo:




O mapa acima é da cantora Bjork. Ela tem ascendente em escorpião, fundo do céu em peixes, descendente em touro e meio do céu em virgem. Cá entre nós, a maioria dos mapas é equilibrada e portanto assumimos que uma pessoa com ascendente em escorpião teria o meio do céu e leão e esse geralmente é o caso, mas em certos mapas, como no dela, isso não acontece.

Por que essas casas desiguais? Isso depende do sistema de casas usado para calcular o mapa, a maioria dos sites e programas usam o sistema Placidus como o padrão (o qual foi usado para gerar todos os mapas acima) e esse sistema gera casas de tamanhos desiguais, especialmente se a pessoa nasceu extremamente ao norte do planeta. Isso explica a diferença nas casas no mapa de Bjork, nascida em Reykjavík, na Islândia.

Além disso achar os ângulos também vai depender da notação usada pelo site ou programa de astrologia usado, como você pode ver há diferenças nos mapas que usei para ilustrar esse post e por isso saber os símbolos dos signos é importantíssimo pois nem sempre os nomes dos signos e planetas estarão listados, como nas últimas figuras.

Há outras opções de sistema de casas, incluindo aquelas que gerar casas iguais, se você quiser experimentar, vá no site do astro.com sob a seleção alargada de mapas e troque o sistema de Placidus para o de casas iguais e veja qual deles funciona melhor nos seus estudos.




6 Coment�rios

  1. Oi Melissa! Muito esclarecedor, obrigada!

    Mas lendo agora, me veio uma dúvida, rsrsrs. Devo continuar considerando Marte em Virgem na casa 9 e Vênus em Libra na casa 10, assim como Lua em Gêmeos na 6?

    Grata e desde já peço desculpas por ser chatinha, rs.

    ResponderExcluir
  2. @Vanessa

    Marte está direto portanto eu o consideraria na 9a casa. Vênus também está direto e na 10. Eu me preocuparia mais com Saturno retrógrado na 4a casa. Ele está mais para a 3a... Eu consideraria a Lua na 6a e não na 7a... quando um planeta está a 3 graus ou menos de um ângulo ou cúspide é comum considerá-lo na próxima casa mas Saturno está retrógrado, indo para a 3a...

    Cabe a você decidir se seu Saturno está mais para a 3a ou 4a (e se quiser reconsiderar as posições de Marte, vênus e Lua, fique à vontade,afinal é seu mapa e os significados de posicoes em casas adjacentes sao diferentes o suficiente para voce saber qual o que mais "cabe" na caixa certa, veja se o que bate mais com sua vida é Lua na 6 ou 7, Marte na 8a ou 9 e Venus na 10 ou 9?

    Ou se você quiser simplificar, faça seu mapa com casas iguais e veja no que dá e se quiser use o sistema de casas iguais rsrs Recomendo que cada um use o sistema que achar melhor.

    Você pode decidir em que casa a Lua, Venus, Marte e Saturno estão depois de ler esse artigo: Onde está meu planeta?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu nunca me identifiquei muito com Saturno na Casa 4...Não tinha me atentado pro fato de estar "andando pra trás", rsrs.

    Obrigada pela ajuda, Melissa! Agora ficou bem mais fácil interpretar meu mapa :D

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu continuo sem entender nada do meu kkkkk me complico muito nessas coisas

    ResponderExcluir
  5. @Unknown/Desconhecido/a

    Por isso estou criando um curso sobre o assunto, se estiver interessado/a:


    Cursos Mapa do Zodíaco

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre achei meu mapa bugado, porque ele tem caracteristicas que fogem ao padrão, como asc. Em sagita, mas meio do céu em leao kkkkkk mas eu me odentifico com meu mapinha de qqr forma! Adoro astrologia e adoro seu blog, continue com o ótimo trabalho! Bjo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zod�aco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodu��o. Tecnologia do Blogger.

Pesquise