BaZi: A Força Dos Elementos Nas Estações

forca elementos bazi estacoes do ano


Abaixo uma tabela com a força de cada um dos 5 elementos usados na astrologia chinesa de acordo com as estações do ano. Ter esse conhecimento é necessário caso você queira estudar a arte do BaZi.



EstaçãoPrósperoNasceMorrePresoRecua

Primaveramadeirafogoterrametalágua
Verãofogoterrametaláguamadeira
Outonometaláguamadeirafogoterra
Invernoáguamadeirafogoterrametal






Resumindo, próspero e nascente são termos que indicam força no elemento. Morte, recuo e preso indicam que o elemento tem dificuldades em se expressar em tal estação do ano.

* Lembrando que as estações do ano usadas na análise o BaZi são as do Hemisfério Norte:


  • A primavera começando em março e terminando em maio.
  • o verão começando em junho e indo até agosto.
  • o outono começando em setembro e indo até novembro.
  • e o inverno começando em dezembro e indo até fevereiro.

Basicamente (há o restante do BaZi para ser pesado aqui) se o nativo nasceu no dia do elemento madeira e na primavera (ou seja, nos meses regidos pelos seguintes signos: Tigre, Coelho e Dragão*) o elemento dele é forte. Afinal, a primavera é a estação das flores (flor = madeira yin).

Mas se ele nasceu no Outono (ou seja, nos meses regidos pelo galo e cachorro) madeira é considerada fraca, pois no outono plantas murcham e as árvores "morrem". 

Como já disse acima, essa é uma forma simplista de analisar a força do elemento do dia de nascimento, o chamado de "mestre do dia". Há outros fatores a serem considerados, tais quais mas não somente, se os demais elementos do mapa enfraquecem ou fortificam o elemento do dia de nascimento.

* o signo do dragão possui o elemento terra forte porém sua influência corre até Maio, ou seja, ainda na primavera.




8 comentários

Nadine Marques disse...

Melissa, nao entendi muito bem. Eu nasci no dia do metal, no outono. Como sei se ele é forte ou fraco?

Abraços e feliz ano novo!

Melissa disse...

@Nadine

Obrigada! Desejo um feliz ano novo para você também.

Procure por outono na tabela do artigo, depois procure pelo elemento do dia de nascimento, no seu caso metal, se ele for classificado em próspero ou nasce, ele é forte. Se estiver sob morre, preso ou recua ele é fraco, mas como disse no texto essa é uma forma superficial de analisar a força do elemento do dia de nascimento pois há outros elementos no BaZi interagindo com o mesmo, o que pode enfraquecê-lo ou fortificá-lo.

A propósito, nem sempre um mestre do dia forte é algo bom e ter um mestre do dia fraco algo ruim.

E outra coisa, adicionei como as estações do ano são usadas no BaZi ao artigo, certeza que você nasceu no outono mesmo? Confira para ter certeza.


Nadine Marques disse...

Eba! O meu é forte!!! Obrigada, Melissa

Melissa disse...

@Nadine

Nem sempre forte = bom e fraco = ruim na análise do BaZi. Conforme formos estudando mais a fundo a análise da força do mestre do dia fica mais complexa.


Nadine Marques disse...

ok, estou ansiosa!

Melissa disse...

@Nadide

Não se preocupe com isso, assim como os ciclos astrológicos, no BaZi há o ciclo dos elementos, nada dura para sempre, há altos e baixos na vida de todos rsrs é só saber como ir com a maré ao invés de tentar nadar contra ela.

maico negretti disse...

Olá Melissa, tenho Macaco Jia Yang, o que significa ?

Melissa disse...

@Maico

Seu elemento de nascimento é madeira, agora veja em que estação do ano você nasceu (as estações do ano usadas são as do hemisfério Norte) e cruze as duas informações na tabela. Daí saberá se seu elemento de nascimento é forte ou fraco.

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall