A 4ª Casa E A Sua Família

4a casa num mapa astral

A quarta casa num mapa astral nos mostra o ambiente do nativo durante a infância, além do tipo de pais que ela tem, onde e como ela cresceu. Também nos mostra os familiares, não sendo incomum ter muitos deles com o signo na cúspide da mesma ou com esse signo dominante no mapa astral.


Vamos ver algumas possibilidades dos signos e planetas ligados à quarta casa a seguir e alguns exemplos:



♈️ Áries:

Áries costuma figurar com proeminência em mapas de filhos únicos, podendo aparecer aqui ou em outros ângulos. Cresceu num ambiente cheio de atividades, competição, muita correria, podendo elas ser positivas ou negativas (brigas na família e etc).

♉️ Touro:


Cresceu num ambiente seguro, tinha  tudo que queria. Luxo ou ter pertencido desde pequeno a uma família de status mais alto é possível. Estabilidade financeira na família.

♊️ Gêmeos:


Certo distanciamento dos pais é possível, a criança pode ter sido deixada sozinha e ter que aprender a ser independente desde pequena. Para passar o tempo e se destrair desse fato, ela pode ter se jogado em diversos interesses ou hobbies (geralmente mentais) ,fazendo com que os relacionamentos dela sejam superficiais.

♋️ Câncer:


Muita proximidade com familiares, muita proteção dada à criança, às vezes excessiva. Laços fortes com a mãe ou com a matriarca da família ou com outras figuras maternas da família. Pertencer a uma família de cultura matriarcal ao invés de patriarcal.

♌️ Leão:


Pais com status, crescer em ambiente luxuoso, ênfase dada no que a criança ganhava (prêmios, troféis e etc). Dependendo dos planetas nessa casa se ela não ganhava ou se comportava da maneira esperada de acordo com as normas sociais, sofria consequências por tal.

♍️ Virgem: 


Muita organização, fixação com limpeza e certa frieza. A distância de familiares e rigidez dos pais para com a criança são possibilidades. Às vezes a cultura na qual se foi criado é menos demonstrativa em relação a crianças (alemães são um bom exemplo disso rsrs). A criança aprende a ser organizada e a ser criticada desde pequena.

♎️ Libra: 


Ter crescido em ambiente de classe média alta para cima é uma possibilidade. Luxo ou a criança tinha tudo que queria ou um lar harmonioso. Pais extremamente sociais ou em busca de status que deixavam a crianca por conta própria por causa disso.

♏️ Escorpião: 


Controle ou alguma situação transformadora pode ter sido parte da infância, essa situação pode ter sido extremamente positiva ou negativa.

♐️ Sagitário: 


Muitas mudanças de domicílio, ter morado no exterior ou viagens que afetaram o nativo. ãs vezes divórcio do pais e com isso a criança tinha literalmente duas casas.

♑️ Capricórnio: 


Disciplina e responsabilidades desde pequeno. Pais mais maduros, com status financeiro bom, conservadores mas exigentes e pouco demonstratrivos.

♒️ Aquário:


Infância e família excêntrica, algo de diferente ou fora da norma em relação ao lar, familiares, situações e etc. Isso prepara o nativo para qualquer situação que apareça repentinamente na vida dele. Ele vai gostar de mudanças no lar.

♓️ Peixes: 


Confusão, a imagem que se tem do passado não é tão clara quanto parece, repressão de momentos familiares negativos.

E os planetas?


☉ Sol: 


Prestígio é uma possibilidade. Isso sem dizer que o senso da pessoa depende bastante das relações com familiares dela. Família é algo importante e sagrado. Talvez ligação mais forte com o pai ou com outra figura masculina familiar do que com a mãe.


 ☽ Lua


A lua está em casa na 4ª casa, ligação forte (podendo ser positiva ou negativa) com a mãe ou outra figura materna importante na família do nativo. Flutuações no lar é uma das possibilidades, cheio de altos e baixos. Viver longe da família é um saco, perto demais um saco também. Intromissão dos familiares na vida do nativo, ou seja, familiares abelhudos.


☿ Mercúrio:


muitas comunicações ou pequenas viagens fazendo parte da vida familiar, rivalidades com irmãos é uma possibilidade.


♀ Vênus: 


Energia tranquila no lar. Beleza e sociabilidade são enfatizadas nessa família.


♂ Marte: 


Discussões, situações difíceis na família e com membros familiares. Disputas e em casos extremos abuso físico ou psicológico.


 ♃ Júpiter:


Exagero ou ter uma vida maravilhosa. Júpiter aumenta tudo, se os aspectos forem bons e outros planetas nessa casa positivos as coisas eram boas, caso os planetas sejam pesados e os aspectos não ajudem as coisas eram extravagantes para a pior. Muitos irmãos é uma possibilidade.


 ♄ Saturno


Energia disciplinadora, um dos familiares próximos, provavelmente mais velho dominava a vida do nativo. Dificuldades com familiares é uma possibilidade.


♅ Urano: 


Algum familiar ou energia excêntrica na vida da nativo. Instabilidade repentina mudou a vida da criança de alguma maneira. Pode indicar divórcio dos pais quando pequeno.


♆ Netuno: 

Netuno pode ser bom ou ruim. O lado bom mostra uma família artística o ruim pode indicar vícios e desapego familiar.


 ♇ Plutão: 


Plutão é uma energia transformadora que destrói o velho para que o novo possa brotar. Algum evento marcante e decisivo que mudou a vida da criança pode ter ocorrido. Às vezes indica perdas, pais controladores e quando muito negativo eventos violentos assim como o extremo de Marte.


Exemplos:


Uma pessoa com a quarta vazia em sagitário com o regente da casa na 9ª conta que seus pais nunca se divorciaram, pelo contrário eles ficaram casados por anos e anos, mas eles se mudavam constantemente e sem motivo algum. 

Levando consigo a família toda, claro. Isso causou disrupção na psiquê da criança, já que embora seus pais tenham um relacionamento excelente e forte ela morou em diversas partes do país antes de completar a maioridade e teve que refazer todas suas amizades, mudar de escolas e etc.

Uma pessoa com leão na 4ª casa e com mercúrio conjunto marte em leão teve uma infância caótica e era reprendida caso não cumprisse as necessidades e expectativas dos pais, nesse caso principalmente do pai. Brigas e discussões também eram comum no ambiente familiar.

Já outra pessoa com 4ª casa vazia em capricórnio e com o regente (Saturno) na 10ª casa, nasceu quando seus pais eram mais maduros, quando já estavam financeiramente tranquilos e tinham bom status social. Os pais dessa pessoa enfatizam que ela seja organizada, prática e que seja ambiciosa e ela cresceu nesse tipo de ambiente e com ar de maturidade para a idade dela.

E outra com a 4ª vazia em câncer faz parte de uma cultura matriarcal e a mãe é super protetora mas o relacionamento entre eles é literalmente de Lua, cheio de altos e baixos, às vezes um mar de rosas e outras um caos. 

E você? Tem que planetas e signos na sua quarta casa astral? Como foi sua experiência com isso? Conte para nós abaixo.





14 Coment�rios

  1. Tenho a quarta casa vazia em aquário, e lua em câncer na casa 8. Realmente cresci num ambiente sem tabus, falávamos e falamos de.coisas consideradas "polêmicas" pras outras famílias, na mesa do café e meus pais (meu pai principalmente) me motivavam a ser muito original, ter personalidade.
    Fui criada por mulheres (a cada 10 mulheres da minha família, 7sao separadas) e eu tenho uma relação muito forte com a minha mãe, no sentido positivo. Passei por mudanças de ambiente drásticas na infância, ficar de casa em casa, de cidade em cidade, perdas marcantes... Ironicamente tudo só "sossegou" no fim da infância , kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. E alguém com a 4ª casa sem planetas, com gémeos lá, sendo que o seu regente Mercúrio está na casa 6, significa o quê?

    ResponderExcluir
  3. @ Ricardo

    Leia as influências de Mercúrio/virgem e do signo no qual mercúrio se encontra + os planetas que aspectam Mercúrio.

    ResponderExcluir
  4. @ Vitória

    Obrigada pelo comentário. Realmente com sua descrição dá pra ver a influência de aquário. Lua em câncer costuma ser muito apegada à mãe sim.

    E o regente da sua 4a (Urano) está em que casa?

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso o post.
    Uma coisa que me deixa chateada em ler textos falando do IC é que todos dizem que sagitário regendo significa mudanças ou pais separados, mas isso nunca me aconteceu. Tenho lua em sagitário na 4 casa em conjunção com plutão. Plutão está bem perto do ic, mas ele ainda esta na terceira casa.
    Melissa, o que você diria da conjunção de plutão e lua? Lembrando que plutão está na casa dos vizinhos,parentes e a lua na casa da infância, mãe.

    ResponderExcluir
  6. A minha quarta casa está vazia em Áries (sou filha única), marte está na casa 9 em virgem. Desde pequena sempre fui muito organizada, e sou chata com a limpeza - não moro na cidade em que nasci, eu e meus pais moramos em outro estado - meu pai sempre foi muito rigoroso comigo - e além disso tenho a minha lua em conjunto a marte, fazendo com que eu seja muito apegada a minha mãe.

    ResponderExcluir
  7. @ Julia

    Você não deve ficar triste por causa disso, essa é uma das muitas possibilidades e aqui costumo colocar "pedaços" do todo, geralmente com exemplos.

    Mapas astrais sempre devem ser analisados por completo antes de se chegar a qualquer conclusão, infelizmente aqui é impossível fazer algo do tipo já que é algo muito personalizado.

    Plutão e Lua indica fortes laços com a mãe e que as duas passaram por situações transformadoras juntas, com a possibilidade dessas transformações estarem relacionadas aos demais familiares de alguma maneira.

    Plutão ligado a lua ou a casa que representa a mãe também pode falar mais da natureza da mãe, a qual pode ser um pouco controladora e exigente, para melhor ou pior dependendo da dinâmica restante do mapa.

    ResponderExcluir
  8. Tenho touro na casa 4 e o regente vênus em leão na casa 7. Porém tenho marte na casa 4 fazendo um tenso aspecto com Plutão na 10. E vejo que meus pais correspondem mais a energia de marte e plutão. Principalmente minha mãe que é bem plutoniana (controladora, mãe coruja) e meu pai com a energia de marte (impulsivo, briguento). Nunca tivemos problemas familiares sérios.. acredito que vênus e e touro na 4 resfria um pouco essas energias. Essa minha observação está correta?

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe tem a casa 4 em aquário e teve uma infância bem diferente mesmo. Sem ser cigana, ela conviveu com muitos ciganos nômades na infância. Comia, brincava e dormia nas tendas, usava roupas emprestadas das ciganas, participava de festas... A partir dos 14 anos nunca mais os viu. Mudou-se muitas vezes de casa, de cidade e de status social. E o pai dela morreu quando ela era bem jovem.
    Ela também tem urano dominante no mapa.

    ResponderExcluir
  10. @Zazá

    Nossa! Bem interessante a vida da sua mãe, ein? Urano nunca cessa em me surpreender rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Hehehe o mais engraçado é que ela me conta isso como se fosse a coisa mais comum do mundo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. A casa 4 do meu mapa fica em leão, e só tenho urano lá.Não consigo me ver direito em nenhuma das formas mostradas...

    ResponderExcluir
  14. Eu nasci prematura com 6 ou 7 meses 1k e pouco... Na 4 casa é sagitário, jupter esta na 4 casa em capricórnio, tenho venus em gêmeos na 9 casa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zod�aco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodu��o. Tecnologia do Blogger.

Pesquise