Fatores Importantes Em Sinastrias

Lua e Sol pelas casas em astrologia
By asterikka via flickr
Alguns dos pontos mais importantes de mapas astrais são os seguintes:


Esse é o tripé astrológico que revela bastante sobre o nativo em questão e quando o assunto é sinastria (comparação de mapas de dois indivíduos que se relacionam) devemos sempre começar a análise pelos mapas (completos – nesse post vamos simplificar as coisas e nos concentrar nos pontos principais para dar uma idéia) individuais e depois compará-los.

Mas por quê? Você pergunta. Devemos fazer isso para saber quais as expectativas que cada um dos partidos envolvidos no relacionamento possui e assim quando as compararmos veremos se elas são realizadas ou não.

Não é preciso enfatizar  que quando essas expectativas não se materializam os dois indivíduos ficam frustrados com o estado das coisas e a partir daí, caso não haja uma intervenção, o relacionamento começa a desandar.

Ok até aqui tudo bem mas quais são as indicações de um bom tripé astrológico e entendimento entre dois nativos?

Como já sabemos ter os sóis, luas e Ascendentes em signos amigáveis entre si é algo importante, mas muitas vezes isso não é possível (afinal de contas não escolhemos as pessoas pelas quais nos relacionamos – pelo menos não no sentido amoroso e familiar).

Tanto o Sol quanto a Lua são importantes em sinastrias, no entanto quando devemos escolher entre satisfazer os desejos do  primeiro ou segundo (no caso do Sol e Lua em signos diferentes), a Lua deve ser a escolha já que ela representa o lado instintivo do nativo, como ele reage inconscientemente a situações, pessoas e ao mundo em geral e ela também nos diz mais sobre os hábitos que fazem o indivíduo em paz consigo mesmo.

Se a Lua não é estabilizada, fica difícil para o nativo se sentir tranquilo e seguro dentro do relacionamento, o que pode ser razão suficiente para romper o mesmo.

Mas o que fazer quando as Luas estão em pares de signos de difícil combinação? Nesse caso devemos olhar para as casas astrológicas nas quais elas se encontram. Se elas estiverem na mesma casa, mesmo que em signos completamente diferentes haverá um certo entendimento entre os nativos.

Simplesmente por que a energia lunar na vida dos dois se manifesta nos mesmos tipos de situação. Por essa razão é possível encontrar  casais que possuem relacionamentos duradouros e que têm Luas em signos em quadratura, por exemplo.

Eles podem brigar sem parar às vezes mas eles ainda se amam e no fim das contas eles se entendem. Podemos dizer o mesmo para a posição do Sol e em combinações Sol de um Lua do outro e vice-versa.

E ainda quando as casas não são as mesmas, se elas estão no mesmo grupo de casas por elemento:

  • casas 1,5 e 9 de fogo 
  • casas 2,6 e 10 de terra 
  • casas 3,7 e 11 de ar e 
  • casas 4,8 e 12 de água

Isso já ajuda bastante em sinastria.

Se você analisar seus relacionamentos  atuais e passados verá que muitos dos seus exes (e muitos dos seus familiares) têm planetas em casas similares às casas dos seus planetas (e não somente dos planetas pessoais). Há sempre certos padrões que se repetem.

Además podemos usar a correlação entre planetas e pontos pessoais, casas e signos da seguinte maneira:

Uma pessoa com AC, Sol ou Lua na 1ª casa pode se entender com pessoas com Sol, Lua e AC em áries ou ainda em libra além (obviamente) de outros com Sol/Lua e AC nos mesmos signos ou em signos opostos ao do nativo em questão.

Vamos a um exemplo de casal famoso:

Brad Pitt tem:

  • Sol em sagitário na 1ª casa (áries)
  •  Lua em capricórnio na 2ª casa (touro)
  •  e AC em sagitário.

Isso nos indica a probablidade de bom relacionamento com parceiros que tenham Sol/Lua e AC em áries (1ª casa) ou touro (2ª casa).

Isso além das clássicas oposições de gêmeos-sagitário e câncer-capricórnio portanto pessoas com tripé nesses signos também contam.



Vamos ver algumas das exes e a parceira atual dele:

Angelina (parceira atual):

  • Sol gêmeos na 11ª (aquário)
  • Lua áries na 9ª (sagitário)
  • AC câncer

Jennifer Aniston (ex-mulher):

  • Sol aquário na 4ª (câncer)
  •  Lua em sagitário na 2ª (touro)
  • AC em libra

Gwyneth Paltrow (ex-noiva):

  • Sol em libra na 7ª (libra)
  • Lua gêmeos na 3ª (gêmeos)
  •  Ac em peixes

Juliette Lewis (ex-namorada):

  • Sol gêmeos na 1ª (áries).
  • Lua peixes na 10ª (capricórnio)
  • AC em gêmeos

Vamos a outro exemplo famoso:

Nicole Kidman tem:

  • Sol gêmeos na 8ª (escorpião)
  • Lua em sagitário na 2ª (touro)
  • Ac em escorpião
Aqui as coisas ficaram mais simples e com menos signos envolvidos indicando a probabilidade de relacionamentos com pessoas que tenham Sol/Lua ou AC em escorpião e touro e em gêmeos-sagitário.

Keith Urban (marido atual) tem:

  • Sol escorpião na 3ª (gêmeos). Interessante que Nicole e Keith possuem praticamente posições invertidas do Sol (gêmeos/escorpião- escorpião/gêmeos) por signo e casa.
  • Lua em câncer na 12ª (peixes)
  • AC em câncer

Lenny Kravitz (ex-namorado) tem:

  • Sol em gêmeos na 5ª (leão)
  • Lua em sagitário na 12ª (peixes)
  • Ac em capricórnio

Tom Cruise (ex-marido) tem:

  • Sol em câncer na 9ª (sagitário)
  • Lua em leão na 9ª (sagitário)
  • Ac em escorpião

 Se você analisar os dados acima verá que é possível ver algumas posições seja por signo ou casa baterem mais de uma vez. Lembrando que o mapa inteiro do indivíduo conta, no caso de Nicole, por exemplo, você pode notar que o elemento fogo nos exes aparece bastante... Isso é por que ela tem Vênus, Saturno e Lua em fogo.

Quer ter sua sinastria com seu amor feita? Marque sua consulta comigo aqui!

20 comentários

Bryan Gonzalez disse...

Olá Melissa!

Interessantíssimo!

Bom, Eu tenho Sol em Capri com ASC e Lua em Libra e Vênus em Sagitário, já a meu amor tem Sol em Libra com Lua em Gêmeos e Vênus em Leão. Seria uma ligação forte, não?

Bryan Gonzalez disse...

A Melissa querida, me esqueci!

Eu tenho Sol na 4, Lua na 1 e Vênus na 3. Será que isso ajuda também?

angelica disse...

Bem interessante

tenho sol em leão na 5ª casa(leão)
Lua em Peixes na 1ª casa(aries)
Asc em Aries, sendo assim probabilidade de bons relacionamentos com pessoas com lua, asc, ou sol em leão (5ª casa) ou aries (1ª casa)

e as oposições aquario e leão, aries e libra, peixes e virgem

sem contar meu venus em virgem e marte em libra.

E isso é realmente verdade, meus relacionamentos na maioria das vezes giram em torno desses signos: aries, leão, aquario, libra, virgem e peixes. Tanto nos relacionamentos amorosos, de amizades e os familiares, pessoas que me aproximo sempre possuem enfase em um ou mais desses signos.

impressionante :D

j. disse...

Olá Melissa! Parabéns pelo blog! Tenho aprendido muito com ele. A minha dúvida é a seguinte: numa análise cruzada dos sóis e planetas de dois mapas (sinastria) o que ocorre quando há uma combinação harmônica (ex. Sol de A em sextil com Lua de B) e uma desarmônica (Lua de A em quadratura com Sol de B)? Os aspectos neutralizam-se entre si? No caso dos aspectos menores eles pesariam "menos" que os maiores? (semi-sextil, semi-quadratura)
Grata! Janaina

Karina disse...

Melissa,
Eu tenho uma dúvida, e as ligações entre planetas pessoais e sociais?
Qual o papel delas na sinastria?

Melissa disse...

@ Karina

Muito boa sua pergunta! Toda vez que um planeta pessoal de um parceiro ativa ou é ativado pelo planeta social e geracional do outro parceiro... Ele assume importância na sinastria e vai influenciar a mesma de acordo com a natureza do planeta.

Geralmente a pessoa com o planeta social ou com o planeta geracional vai dominar aquela com o planeta pessoal... mais uma vez de acordo com a natureza dos planetas envolvidos. Podendo ser uma ligação positiva ou nem tanto.


Melissa disse...

@ Janaina

Não, eles não vão se neutralizar. Ambos estarão lá e o casal precisa lidar com ambos.

Afinal, não existe sinastria perfeita... Sempre haverá aspetos difíceis entre o casal.

Geralmente, na sinastria damos maior importância para aspectos maiores, no entanto há escolas astrológicas que dizem que os aspectos menores são muito importantes tanto no mapa natal quanto em sinastrias.



Melissa disse...

@ angelica

Obrigada por partilhar sua experiência conosco ;) Sim, ha muitas coisas na astrologia que ainda me deixam de boca aberta...

Melissa disse...

@ Bryan

Toda vez que há uma ligação Sol/Lua em sinastria a probabilidade do relacionamento ser forte é alta.

Mas não podemos afirmar isso sem analisarmos os dois mapas completos.


Karina disse...

Muito obrigado por esclarecer minha dúvida! Estou lendo um livro sobre isso, Atração Irresistível - Guia astrológico de sedução para mulheres, Sarah B... alguma coisa, é bem de iniciante, e as vezes eu fico confusa, porque chego a ter aspectos fáceis (trígonos e conjunções, como ela considera) e difíceis (oposições e quadraturas) ao mesmo tempo! Por exemplo entre A e B, ruim, entre B e A, bom, é estranho! E nem todo aspecto que é bom, é totalmente bom, porque a vida pode ficar sem graça, e nem todo aspecto ruim é totalmente ruim, porque pode levar a um crescimento pessoal dependendo de como o casal se comporta. Ela não fala sobre planetas nas casas do parceiro, mas diz que qualquer planeta em casa angular é importante.

Melissa disse...

@ Karina

É verdade, isso acontece o tempo todo em astrologia e explica por que certos casais possuem alguns aspectos difíceis, entre as luzes (Sol e/ou Lua) por exemplo e por causa disso brigam mais que não sei o quê e ainda assim ficam anos e anos juntos e alguns casais que possuem uma sinastria extremamente "tranquila" não duram muito.

Há a questão de timing também e ela é importante, afinal as coisas acontecem quando o tempo é mais apropriado.

E lembrando que toda sinastria é uma mistura de aspectos negativos e positivos, e embora seja interessante ter um ou outro aspecto difícil para que o relacionamento cresça e não perca a graça, é aconselhável que o número de aspectos positivos seja maior que os aspectos negativos.

Elaine S. Santana disse...

Olá, Melissa! Acompanho sempre seu blog, e adoro o jeito como você escreve. Simples, cheia de informação e fácil de entender. Obrigada por partilhar seus conhecimentos!

Escrevo porque estou meio que decidindo se invisto ou não num relacionamento, inventei de fazer uma sinastria entre mim e o rapaz. O que vi não foi das melhores coisas. xD

Temos a Vênus em conjunção ao Sol, o que, segundo li , indica amor. Meu marte e o marte dele são conjuntos, e nossas vênus idem. Mas não sei se isso resolve os problemas que vi, na verdade não sei o que isso significa tbm. xD

Nossos marte e vênus não se cruzam, pelo contrário, o marte dele e o meu tão no mesmo signo, e a vênus dele é aquário enquanto a minha é capri. Nada de ligação elétrica.

As luas da gente também tão em signos aparentemente INCONCILIÁVEIS (ele em gêmeos, eu em escorpião). E nossos ascendente idem (ele com virgem, eu com sagitário). Nosso sol tá no mesmo signo. Fiquei pensando sobre isso.. meu ascendente é oposto complementar à lua dele, e o ascendente dele se dá muito bem com minha lua, mas fazer esses pares é legítimo? Digo.. o ascendente dele se dar bem com minha lua é válido ou eu devo considerar mesmo o par lua-lua; asc-asc?

Testei as dicas que você deu, mas parece que tô sem sorte. hauhaha xD Nossas luas são em casas diferentes (e tbm não são casas do mesmo grupo-elemento).
E seguindo a última dica eu me atraio por pessoas de touro (2ª casa) e aquário (11ª casa), enquanto ele fica com câncer (5ª casa) e sagita (9ª casa), meu ascendente. A coisa tá difícil, hein? =(

Obrigada! =D

Isabel disse...

Olá Melissa,
não sei se tenho compatibilidade com ele... é verdade que para analisar vénus e marte, importa cruzá-los, ver a vénus dela com o marte dele? ou tem que ser a vénus dela com a vénus dele?
os nossos sóis são compatíveis: eu escorpião e ele cancer. Mas depois as luas não: eu virgem e ele aquário. Tenho vénus em capricórnio e marte em aquário e ele tem vénus em leão e marte em cancer... será que é positivo? obrigada pelos seus posts

Melissa disse...

@Isabel

Sim, é importante ver qualquer ligação entre os planetas pessoais dos dois indivíduos envolvidos. Mesmo se digamos Vênus estiver no mesmo grau (exato) de que o Marte ou o Sol ou a Lua do outro mas em qualquer outro signo, essa ligação é importante.

Então comparamos Vênus com Vênus para ver o que os dois curtem fazer, a vida social deles, o que eles consideram importante em um relacionamento e etc. Se eles "batem" nesse quesito.

E comparamos Vênus com Marte para ver se a atração pega de verdade.

Quando Vênus é oposto a Marte (como no caso de vocês duas vezes! Cruzado) atração é forte mas vocês possuem estilos opostos. O que se vocês não souberem controlar pode gerar atritos.

Quanto às luas, você tem que levar em consideração as casas onde elas se encontram. Por exemplo, se você tiver sua lua na 11a (casa de aquário) você vai entender a Lua dele, capisce? Bom entendimento ainda seria possível se você tiver a lua na 3a ou 7a, que são casas de ar. Ou ainda se você tiver aquário e/ou Urano dominante no seu mapa.

O único detalhe aqui que me chama atenção e que pode perturbar o romance de vocês é o fato de você ter Marte em aquário, na Lua dele. Não sei se a conjunção é exata, mas isso você pode me dizer e quanto mais próximos esses planetas estiverem mais forte será sentido o efeito dessa conjunção.

Lua com Marte pode causar pressão e resentimento para a pessoa com a Lua no signo, nesse caso ele. Mas é claro que essa ligação pode ser positiva também, ou seja, você (Marte) dando um impulso novo à vida dele, só cuidado para não virar muito mandona no relacionamento e exijir demais das emoções e envolvimento dele.

Certamente isso é só um "pedaço" da sinastria de vocês. Dependemos de mais que isso para poder comparar vocês dois 100%.

Melissa disse...

@ Elaine

Desculpe a demora em responder. Olha, meu conselho é não deixe de tentar algo só por que sua sinastria aparenta ser desastrosa.

Digo aparenta, por que como você mesma me disse você não tem certeza que isso que você encontrou é ruim ou não.

Nào nem o espaço nem o mapa de vocês dois para analisar sua sinastria aqui mas posso te dizer que em astrologia, você não vai encontrar somente uma indicação de que as coisas são assim ou assado, geralmente é mais que uma indicação (no mínimo 3) para ela ser considerada forte. Mapas sempre tem sua "própria direção", se é que vc me entende.

Então não é por que você não viu nenhuma dos itens que passei no texto que seu romance está perdido. A gente tem que sempre anaalisar o mapa completo dos dois, primeiro separado e depois conjuntos.

Você tem que seguir seu coração, independentemente do que a astrologia diz.

Ah, a propósito, só por que uma sinastria é perfeita isso também não quer dizer que o casal vá se casar ou sequer namorar por muito tempo (já vi vários exemplos reais disso). Pessoas vem e vão na nossa vida, sempre há um motivo para elas aparecerem ;)

demrip bouchers disse...

Eu tenho sol em peixes, lua em sagitário. Ele sol em gemeos e lua em virgem. Como fica isso? obrigada

Liv J disse...

Tenho Sol em Câncer na quinta casa, Lua em Peixes na primeira e o ascendente no mesmo signo. Sempre atraída por gente com o Sol,Lua ou ascendente em Leão/Aquário, Capricórnio/Câncer, Áries/Libra, Virgem/Peixes.

Joyce Roberta disse...

Melissa, preciso da sua ajuda. Na sinastria entre eu e meu namorado (estou no início de namoro), encontrei uns pontos que realmente fiquei com medo!!
Minha vênus faz quadratura com urano dele. Pesquisei e vi que significa adultério e separação, entrei em desespero!! É verdade? Não existe nada pra neutralizar isso??
Outro caso foi com a minha vênus quadratura a netuno dele, amor cheio de decepções '-'
Me ajuda, por favor, nenhum aspecto positivo tem força pra neutralizar esses aí?

Melissa disse...

@Joyce

Se você for ficar com medo e entrar em desespero ao se deparar com cada descrição astrológica que ler, você não deveria se envolver com astrologia rsrs ou com qualquer outra arte esotérica pois há descrições fatalistas em certas tradições astrológicas, em certos baralhos do tarot e etc ... O mesmo vale para descrições superbas.

O ponto importante a saber aqui é que não se julga uma sinastria somente por um aspecto, seja ele negativo ou positivo. Deixa eu dar um exemplo, todo mundo fala do Sol conjunto Lua ser excelente para casamento, agora só por que ele digamos tenha Sol conjunto sua Lua isso quer dizer que seu relacionamento será uma maravilha e que vai levar vocês para o altar? Não.

Agora se TODOS os aspectos entre seus mapas forem negativos... daí seria uma luta contra a maré.

Certos aspectos positivos são muito fracos se não tiverem suporte de outros aspectos mais fortes e certos aspectos negativos podem ser superados se o casal estiver a fim de fazer o relacionamento ir para a frente ou com a ajuda de balanço de certos aspectos positivos.

Outro ponto importante aqui é que se analisa os mapas separados primeiro. O que é importante para cada pessoa envolvida no relacionamento, do que eles precisam e se há indícios (indícios - plural!) de personalidade que leve alguém a trair o parceiro/a em primeiro lugar...

Então estude seu mapa primeiro, depois o dele e daí a sinastria... por inteiro. E please, pare de se desesperar rsrs


Tamires Bombetti disse...

Melissa espero que vc possa me responder, acompanho seu blog a anos e nunca tive dúvidas pois sua forma de falar sempre me esclareceu tudo. Mais aí depois de anos me pego me apaixonando depois de 2 namoros longos por um amigo que tmb teve um namoro longo. Eu viciada em astrologia já fui logo ver a sinastria. Aí que me deparo com algo estranho.. Uma sinastria uma tanto vazia. Não há aspectos entre venus e Marte. Venus e Venus. Sol e sol. Sol e lua. Vou colocar aqui os planetas pra vc me ajudar... Pq To me apaixonandoooo não creio! Rs
Eu: 08/03/1992 21:15 Rj
Sol em peixes casa 5
Ascendente em escorpião
Lua em touro casa 6
Mercúrio em Áries fim da casa 5
Venus e Marte em aquário casa 4
Júpiter em virgem casa 11
Saturno em aquário casa 4
Urano e Netuno em Capricórnio casa 3
Plutao em escorpião casa 1

Ele: 14/02/92 19:40
Sol em aquário casa 6
Ascendente em virgem
Lua em câncer casa 10
Mercúrio em leão casa 6
Venus e Marte em Capricórnio casa 5
Júpiter em virgem casa 12
Saturno em aquário casa 5
Urano em capricórnio casa 4
Netuno em capricórnio casa 5
Plutao em escorpião casa 2

Agora eu te pergunto cadê o trígono do meu sol com a lua dele que não aparece! �� Cadê minha lua em trígono com a Venus e Marte dele que não aparece?
Uma coisa que eu percebi a casa do sol dele é 6 em virgem meu Sol é oposto em Peixes. Meu Venus e Marte na casa 4 os dele oposto em capricórnio. Venus e Marte dele na casa 5 em oposto do meu aquário. Mas os aspectos são só em relação às casas quando eu faço a análise nesses sites não tem nada!! Não mostra trigonos. Sextil. Fica uma sinastria vazia. E com aspectos difíceis da lua com mercúrio e com Saturno. Conjunção do meu Marte com o sol dele tmb não existe. Que triste.
Me dá um help nessa análise? Pode sentir amor, atração mesmo não havendo aspectos? Pq a nossa intensidade é demais! Vejo um pouco de falha na comunicação. Os dois parecem ser meio "travados".
Obrigada desde já! Te acompanho desde sempre! Beijos

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall