Os Aspectos Astrológicos Maiores

Saber sobre os aspectos astrológicos é um dos três pilares básicos (signos, casas e aspectos) para se interpretar uma carta astral.



E eles são nada mais nada menos do que o ângulo que se forma entre dois planetas em um mapa astrológico. Digamos, por exemplo, que você tem Vênus a 2 graus de peixes e a Lua a 4 graus desse mesmo signo, esses dois planetas estão formando uma conjunção que é o mesmo que um ângulo de 0 graus entre eles.

Daí você pode me perguntar o porquê desses 2 graus de diferença serem considerados uma conjunção se a distância entre Vênus e Lua é de 2 graus e não de zero.

E é aí que o conceito de orbe entra. Orbe é a distância aceita para cada tipo de aspecto. Cada escola astrológica e cada astrólogo tende a trabalhar com seu próprio conjunto de orbes aceitáveis.

Alguns consideram orbes grandes (como 10 graus de diferença, por exemplo) já outros somente orbes pequenas. Porém a regra que se pode lembrar aqui é que quanto menor a orbe, maior a influência do aspecto na vida do nativo.

Veja abaixo quais os aspectos mais usados em astrologia e o que cada um deles indica:

☌ A conjunção (aspecto de 0 graus):

Embora a conjunção seja chamada de benéfica, ela pode ser tanto “boa”ou “ruim” dependendo da natureza dos dois planetas envolvidos na equação e também se eles possuem muitos outros aspectos bons ou ruins com outros planetas do mapa.

Esse aspecto é o mais poderoso, já que ele tende a unir e intensificar e focar ainda mais a energia dos dois planetas em questão.

△ O trígono ( aspecto de 120 graus):

O trígono é um aspecto que representa fluidez de energias entre dois planetas. É como uma montanha russa de energia  que continua sem parar.

Os dois planetas envolvidos possuem naturezas semelhantes (mesmo elemento), o que facilita sua “interação” e por essa razão trígonos geralmente oferecem um sentimento de “harmonia” para o nativo que os possúi.

☍ A oposição (aspecto de 180 graus):

Considerado um aspecto pouco harmonioso, a oposição trabalha com energias diferentes. Esse aspecto e os planetas envolvidos geralmente indicam dificuldades e obstáculos a serem superados pelo nativo.

Ao contrário do que se pensa, possuir oposições em seu mapa pode ser algo bom se você encará-las como desafios a serem superados e não como limitações.

□ A Quadratura (aspecto de 90 graus):

Esse tende a ser considerado um dos aspectos mais difíceis em astrologia. Quadraturas são aspectos super ativos, de fricção e que raramente passarão desapercebidos pelo nativo dono dos mesmos.

Se o nativo souber como trabalhar com a energia da quadratura, ele pode alcançar o sucesso nas áreas de sua vida descritas pelas casas /signos e planetas envolvidos na quadratura.

∗ O Sêxtil (aspecto de 60 graus):

O sêxtil funciona como um trígono mas de maneira mais fraca, já que ele costuma representar oportunidades e não algo contínuo como o trígono.

Enquanto a energia do trígono é passada para o nativo sem muito esforço pela parte dele (talentos naturais), no caso do sêxtil o indivíduo deve se esforçar para obter resultados positivos.

Resumindo nem tudo é o que parece à primeira vista. Um aspecto considerado ruim ou maléfico pode se tornar uma grande alavanca na vida de uma pessoa

Exemplo disso é que muitas pessoas proeminentes possuem mapas com bastante aspectos difíceis e elas alcançaram o sucesso. E o contrário também é possível, um mapa cheio de aspectos fáceis pode criar uma pessoa indolente e sem muita ambição já que ela possui tanta harmonia interior.

Portanto sempre tenha em mente analisar o mapa como um todo e nada de arrancar os cabelos por que você tem alguns aspectos “ruins” ou ahcar que tudo é moleza só por que você tem vários aspectos “fáceis “.

6 comentários

Emanuele Correa de Souza disse...

Eu não tenho nenhuma oposição no meu mapa, o que isso significa? Obrigada desde ja!

Karina disse...

Oi!
Eu tenho Venus em Libra e Marte em Aries em oposiçao, até bem pouco tempo atrás era uma dificuldade pra mim, nao conseguia equilibrar essas duas energias, ainda mais tendo Marte na casa I e sol em escorpiao, marte sempre "escondeu" minha venus em libra, eu sei que é meio brega, mas é como se impedisse que essa energia fluísse, mas acho que finalmente estou conseguindo utilizar cada energia no momento adequado, o lado feroz e guerreiro, o lado sutil e sedutor, hehe.. pelo menos é assim que eu vejo!

Melissa disse...

@Emanuele

Escreverei sobre o assunto em breve.

@ Karina

Obrigada por compartilhar seus insights conosco :D



Andréia disse...

Tenho varias oposiçoes no meu mapa e elas estão em dois signos principais, Gemeos e Sagitario.
Saturno e Urano estão em sagitario ambos na casa 10
E Venus e Jupiter em Gemeos, Venus na 4 e Jupiter na 3.
Essas oposiçoes entre esses dois signos são bem fortes pra mim e acho que influenciam muito na minha personalidade inclusive. Outro ponto é a Lua em touro na casa 2 e Plutão em escorpião! Os meus sentimentos são muito intensos!
Bjus
Melissa

Ana Cecilia disse...

Ter a lua em áries e em conjunção com marte, netuno e urano é uma coisa ruim?

Melissa disse...

@Ana Cecilia

Não existe aspecto completamente "bom" ou "ruim" em astrologia. Tudo depende da evolução do nativo.

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall