Em Que Casa Está Meu Planeta?

planetas entre cúspides astrologia

Alguns seguidores do Mapa perguntaram:


“Canranguejolunar disse...
Olá!
Eu tenho uma dúvida.
Eu nasci com o Sol no final da casa 11 (só faltava meio grau) Uns sites dizem que é como se estivesse na casa 11, outros como se estivesse na 12...Como é? Estou confuso!”


“Andréia disse...
(...) E jupiter em gemeos no finalzinho da casa 3, alias isso é uma questão delicada em alguns sites jupiter esta na casa 3 em outros na 4. (...) ”


Bem, segundo a tradição astrológica, planetas posicionados no fim de uma casa (os graus de proximidade do planeta podem variar de astrolólogo para astrólogo e de site para site, mas geralmente três graus) podem ser considerados como se estivessem na próxima casa.

Ou seja, como no caso do nosso amigo acima o Sol está no fim da 11ª casa e praticamente na 12ª , portanto há astrológos que dirão que na verdade o Sol nesse caso está na 12ª casa e que deve ser interpretado como tal.

No entanto se levarmos em consideração o uso de diferentes tipos de sistemas de casas astrológicas, nosso mapa resultará em diferenças de posicionamentos de alguns planetas.

Pegue seu mapa e faça o mesmo usando diversos tipos de sistemas de casas no site do astro.com ou em qualquer outro site que ofereça mapas astrais de graça e veja as várias possibilidades que aparecem.

Você verá que dependendo do sistema de casas usados alguns dos seus planetas podem mudar de casa!


A propósito, se você estiver imaginando qual sistema de casas é a norma da maioria dos sites, é o sistema de casas Plácido ou Placidus.


Não podemos esquecer também dos planetas retrógrados e que o movimento horário deles indica a casa na qual eles estão prestes a entrar. 

Planetas que não estão retrógrados = se movimentam no sentido anti-horário dentro do mapa.

Planetas retrógrados = se movimentam no sentido horário* dentro do mapa.

Está confuso? Simplesmente siga o movimento da ordem crescente das casas astrológicas = sentido anti-horário.

* na verdade esse movimento retrógrado é uma ilusão de ótica celeste.

Observe Saturno no mapa astral abaixo:







Saturno está aparentemente na 4a casa astral. Digo aparentemente pois o planeta se encontra próximo ao início da 4a casa, outro detalhe é que o planeta está retrógrado (você pode ver o R na frente do símbolo de Saturno na tabela ao lado direito do mapa.

Isso quer dizer que Saturno está se movendo no sentido horário do mapa astral, o que num mapa onde o movimento padrão é o anti-horário, quer dizer que Saturno está indo para a 3a casa. 

Isso nos mostra que Saturno pode ser interpretado como na 3a casa ao invés da 4a.
E Netuno? Netuno vai ser interpretado como na 2a casa pois está praticamente na 2a casa astral. A um grau da segunda casa.


E Plutão? Como este planeta está em movimento direto, ele está na 12a casa. Se estive em movimento retrógrado seria considerado na 11a.

Mas essa é uma questão fácil de se resolver, já que planetas em casas diferentes têm influências sentidas de maneira diferente e em áreas diferentes da vida de acordo com a descrição da casa astral.

E ninguém melhor do que o dono do mapa astral para dizer qual planeta está em que casa. Pois ele saberá dizer em que área da vida a energia é sentida e assim podemos decifrar qual casa o planeta influencia mais.

Geralmente há certa inclinação para aspectos de somente uma das duas casas a serem consideradas, em outros casos mais raros a pessoa pode sentir a influência dividida entre os assuntos das duas casas em questão.

A solução para esse “problema” é realmente escolher o melhor sistema de casas para você (o que funciona mesmo) e ver qual das duas casas ressona mais com a expressão do planeta na sua vida.

Você também possui planetas “indecisos” em relação a duas casas do seu mapa? Como você vê a expressão da energia desse planeta em sua vida? Com qual casa ele ressona mais e por que você acha isso?

Deixe seu comentário abaixo.

imagem: By Marco Belluci via Flickr 


14 Coment�rios

  1. Olá Melissa!

    Bom, meu Urano está aos 3°23'14'' de Aquário, a cúspide da minha Casa 5 é aos 3°23'26'' de Aquário, portanto Urano na Casa 5.

    Agora, qual o Significado disso?

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante esse post, porque é justamente o meu caso. Andei estudando depois daquela sua dica sobre como cada casa funciona o meu Jupiter na casa 3 e na casa 4, confesso que ainda não consegui definir qual é dominante, mas o que sinto é que tenho uma influencia maior da casa 3 embora alguns assuntos da 4 também estejam presentes nas minhas vivencias. O interessante disso é justamente perceber como que você vai interpretando o planeta naquelas casas e como se sente isso.
    Valeu pela Dica!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. O meu Sol está no 27° pro 28° grau de Leão, enquanto a cúspide da casa XII tá no 29°, dái Virgem interceptado direto pro ascendente em Libra. Tentei de todo jeito achar uma interpretação que colocasse meu Sol na casa XI...até achei uma que considera as casas na ordem dos signos ( não haveria signos interceptados, Leão sendo o 11° e considera-se o Sol na casa XI também). Mas desencanei de toda a negatividade que se espalha sobre a casa XII. Não é um posicionamento desejável ao meu ver, ainda mais pelo Sol estar em Leão,acho que traz uma frustração, um paradoxo sei lá, acho o desejo de "brilhar" leonino não fica muito bem com a "entrega" pisciana... Mas como disse, desencanei e me identifico muito com os assuntos da casa (espiritualidade em geral, compaixão etc).

    ResponderExcluir
  4. @Bryan

    Respondi essa sua pergunta no post sobre planetas na 5a casa,paquera e romance.

    @Andréia

    É bem assim mesmo. Tenho 3 planetas que podem tanto estar em uma casa quanto a próxima.

    Nos 3 casos me identifico com as duas casas possíveis. Embora em alguns deles, um pouco mais com uma do que com outra.

    E isso se reflete nas pessoas e situações que atraio para minha vida também. Costumo atrair pessoas com Sol/ Lua ou com o mesmo planeta "indeciso" naquelas casas ou nos signos correspondentes àquelas casas e situações que correspondem àquelas casas.


    @ Yann

    Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Obrigado pelo post. Por acaso, eu identifico-me mais com o sol na casa 12. Para falar a sério, não me vejo nada como pessoa de sol na casa 11. Só que tinha a dúvida de como as energias funcionavam. Mas,agora percebo que isso depende de cada um. Eu também tenho uma situação parecida com o meu Saturno: Ou na casa 7 ou na 8. No Saturno, eu creio que tenho a energia das duas casas.
    Eu, por acaso, tenho uma situação parecida com a yann. Eu sou caranguejo com ascendente leão e sol no final da casa 11(Mas, para mim 12)
    Eu creio que o meu ascendente leão ganha mais força interior graças ao sol da casa 12, porque, segundo o que eu li, sol na casa 12 dá força interior. O meu leão brilha com a minha entrega pisciana. Como eu gosto de dizer: "Eu quero ser uma estrela, mas não preciso de ser o sol." A minha estrela brilha no meu interior. As minha diferenças deixam de ser assim tão diferentes quando eu uso a meu favor! Apercebi-me disso este ano com as minhas pesquisas, que foram feitas graças ao meu sol na casa 12.

    Mais uma vez, um grande obrigado. Continue com o seu blog. Conheci-o à uns tempos atrás e estou a adorar. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Caranguejolunar, que bom que você tomou controle do seu Sol na XII, tenho que aprender a gostar dele hehe , mas so tenho 17 anos , então tem tempo! Ah...sou homem hauhau. Blog muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Melissa
    se fosse possivel gostaria que vc não publicasse o meu comentario anterior sobre essa pergunta ,
    eu vi outras descrições de venus na casa 5 e 6 e realmente me identifico com as duas descrições kkk , vc deve estar pensando que sou loka kk
    mas obrigada desde ja :)

    ResponderExcluir
  8. Nossa Melissa é bem assim mesmo, e o mais legal é que vamos nos dando conta e aprendendo mais a respeito dos planetas e das casas aonde temos duvidas o que acaba por trazer mais conhecimento e uma visão mais ampla do mesmo e acaba por enriquecer a nossa interpretação.
    Alias acho que essa questão da interpretação é muito importante assim bem como a forma como você a usa. Yann tenho o sol em leão a 11 graus na casa 6 e ascendente em peixes e sempre vi tanto os assuntos ligados ao meu ascendente como a casa 12 como assuntos transformadores/misteriosos, até mesmo a casa 6 aonde está o meu sol, tudo tem o seu lado negativo mas o modo como você trabalha isso faz aquela diferença! Assim como Canranguejolunar disse a casa 12 ou o signo de peixes no meu caso que está no ascendente me traz um brilho todo especial, ao contrario do que muita gente diz não acho que Netuno e sol, Fogo e agua estejam em um conflito negativo, ao contrario adoro o meu ascendente, tenho um brilho todo especial, é como se com o ascendente em peixes eu filtrasse todos esses "raios" solares e ajudasse os outros a brilhar mais que a mim mesma, é foi assim que me descubri util, na entrega ao outro e aos meus sonhos é que eu me sinto contemplada. Já vi pessoas dizendo que o sol na casa 6 está em queda e isso e aquilo, mas analisando o meu mapa todo percebo o quanto essa casa 6 me faz ser uma pisciana de ascendente mais organizada. No fundo acho maravilhoso. (Falei demais) Bjus

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, parabéns pelo blog.

    Tenho mercúrio retrógrado em leão no último grau (29,4) na casa 1. Gostaria de saber se posso ter características de mercúrio em virgem tb. Perguntei pra outro astrólogo e ele disse q não, mas como vc mesma disse, depende da interpretação de cada um.
    O q vc acha neste caso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Já vi! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. @Quiron

    Obrigada pelo comentário. No entanto estamos falando de casas e sistemas de casas e não de signos.

    Se seu planeta está a 29 graus de leão, ele está em leão e não em virgem, independentemente da casa onde ele se encontra.

    Quando me referi a signos, na resposta dada ao comentário da Andréia, estava falando da energia das signos em relação ao posicionamento do planeta nas casas e não que planetas nos últimos graus de tal signo estejam em outro signo.

    ResponderExcluir
  12. @Andréia

    Obrigada por compartilhar sua visão conosco ;)


    ResponderExcluir
  13. No meu caso é a lua, casa 12/1 hahah' e sinto a característica de ambas!^^

    ResponderExcluir

  14. pra mim eu tenho marte na casa 1 pois meu ascendente está em cancer e o marte no mesmo, no sistema placidus mostra que marte está na casa 12, não teria logica do marte está na casa 12 pois o marte está no mesmo signo ascendente com 10 graus de distancia !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zod�aco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodu��o. Tecnologia do Blogger.

Pesquise