Lilith E O Que Te Bota Medo

significado de lilith no mapa astral

O ponto Lilith (não estou falando do asteróide, nem da lua fantasma) é ligado ao mito de Lilith.

Talvez você nunca tenha ouvido isso na catequese mas segundo a mitologia hebraica, Lilith e não Eva, foi a primeira mulher de Adão.


Ela foi criada da mesma forma que Adão (e não da costela como Eva) e que por ter sido criada igual a ele, se rebelou contra o papel que ela deveria seguir (o de obedecer ao marido, ser uma fábrica de bebês e de esquentar a barriga no fogão e esfriá-la no tanque de roupas, de controlar a própria sexualidade e etc).

Mas a história não acaba aí, Lilith se rebelou contra Adão e o Todo Poderoso e por isso pagou caro.

Ela acabou perdendo seus filhos e isso a levou ao desespero e loucura. Depois de tanto sofrimento, ela decidiu se vingar e matava bebês dos descendentes de Eva e Adão.

Resumindo, na mitologia Hebraica, Lilith é um demônio feminino que come criancinhas.

Enfim, Lilith no mapa de uma mulher indica o lado mais sombrio dela, aquilo que ela não expõe e que pode ser destrutivo. Já no mapa de um homem, sua posiçao revela o tipo de mulher que bota medo nele e que tem o poder de  destruir a vida dele.

A realidade é que mulheres têm o poder de fazer ou destruir a vida de um homem, as primeiras podem ser representadas por Vênus/Lua e as últimas por Lilith.

Ao ligar os arquétipos dos signos, aspectos, planetas e casas astrológicas a Lilith em um mapa natal para ter uma idéia daquilo que te bota medo ou aquilo que você tem que bota medo nos outros.

Como Lilith é ligada a assuntos tipicamente feministas (igualdade entre os sexos, liberdade da expressão sexual feminina sem repreensão e etc) ele geralmente se encontra em posição de destaque nos mapas de mulheres poderosas e independentes, as quais não precisam de um homem, marido etc para ter seu lugar ao Sol. 

E como a sociedade ainda vê essas mulheres? Geralmente não com bons olhos. Lilith é então a imagem da mulher bicho papão.


13 comentários

Yann Correia disse...

Existe algum posicionamento que faz alusão exclusivamente ao mesculino além de marte? Pq Vênus, Lua e agora Lilith dão insights sobre as mulheres, e nos homens indica as mulheres de sua vida, o mesmo acontece com as mulheres no caso de marte e só.... Mas um homem com vênus ou Lua fortes, significa que vai existir uma mulher muito importante em sua vida ou que dizer outra coisa sobre sua própria personalidade?

Melissa disse...

Yann,

Os planetas fazem alusão a certas características masculinas e/ou femininas, mas isso não quer dizer que homens não posssam usar de características femininas ou que mulheres não possam usar de características masculinas.

Como visto no post sobre
Papéis de Vênus e Marte em Romances & Sexo

A Lua, por exemplo, fala do tipo de esposa (isso se ele casar né?) e mãe de um homem, mas ela também fala como ele lida com as emoções dele (todo mundo possui emoções e as expressa independente do sexo).

Já Marte fala do tipo de parceiro sexual de uma mulher mas fala de como uma pessoa corre atrás do que ela quer e como ela expressa sua raiva e frustração, coisas que tanto homens quanto mulheres fazem.

Há várias maneiras que a Lua forte em um mapa pode ser expressa, entre elas podendo indicar que o homem em questão está ciente de seu lado feminino e sabe usá-lo para se relacionar com mulheres, o que por sua vez pode fazer com que ele seja popular com elas, já que elas sentem que ele as entende.

A Lua forte também pode indicar popularidade com o público em geral, muitos famosos possuem a Lua em destaque no mapa.

Habilidades artísticas também é possível já que pessoas com Lua forte estão em contato constante com suas emoções e sabem expressá-las e canalizá-las quando necessário.

Muitos homens famosos com Vênus forte no mapa são considerados atraentes e costumam saber também como lidar com o público feminino.






Yann Correia disse...

Muito obrigado pela resposta Melissa : D, perguntei pq Vênus é o planeta mais forte no meu mapa!

Leticia disse...

Procurei a Lilith em meu mapa, aproveitei e escolhi a opcao sinastria. Fiquei surpresa de ver que a lilith do meu pretendente está exatamente no mesmo ponto do meu planeta mercúrio. Gostaria de saber se isso tem algum significado.

Eu reparei que no desenho dos 2 mapas existem planetas iguais em pontos muito próximos: (júpiter, saturno, urano, netuno, plutão, quíron e nodo médio). Existe algum post publicado sobre isso?

Obrigada.

Karina disse...

Sendo assim, um homem que tenha conjunção entre lilith e a lua, fica como? Condenado ao fracasso matrimonial?

Andréia disse...

Tenho Lilith em leão retrogada, e tenho muito medo de exposição, quero ter um controle absurdo sobre o que as pessoas tem acesso a minha privacidade, e a casa aonde se encontra é a VI. A lilith pode ter ligação/aspecto com o Sol por exemplo? Porque meu sol é em leão na casa 6 também.

Obrigada!

Lucas disse...

No meu mapa, Lilith e Juno estão no mesmo signo e na mesma casa, o que isto significa?

Melissa disse...

@ Leticia

1: Escreverei sobre aspectos entre asteróides e ponto com outros asteróides, planetas e pontos em breve. Aguarde.

2: Se a diferença de idade entre vc e seu namorado é de poucos anos, é comum ter vários planetas (de Júpiter a diante) nos mesmos signos e por essa razão dá-se mais importância a aspectos entre planetas pessoais (do sol a Marte) em sinastria.

A não ser que vc ou ele tenha um planeta pessoal em conjunção com um planeta geracional dele/seu.
Daí são outros quinhentos.

Melissa disse...

@ Andréia

Escreverei sobre aspectos entre Lilith e outros pontos e asteróides tbm em breve.

Aguarde.

Melissa disse...

@Karina

OMG! Quanta fatalidade!


Melissa disse...

@Lucas

Que eles estão em conjunção. Escreverei sobre aspectos entre asteróides e pontos em relação a outros asteróides e pontos em breve.

Aguarde.


Maria Clara disse...

Se marte no meu mapa natal está em Aquário quer dizer que outro aquariano seria o meu parceiro ideal? Na sinastria com o mapa do meu namorado vi que as nossas luas em peixes e capricórnio se entendem muito bem, mas gostaria de saber o que o ponto Lilith pode nos revelar além da sinastria? a minha está em Aquário, e a dele em Peixes, que é o signo da sua mãe.

Melissa disse...

@ Maria Clara

Não necessariamente, marte no mapa feminino indica o tipo de amante ou parceiro sexual ideal e ele pode não necessiamente ser o parceiro romântico ideal.

Quando falamos de gostos no amor, o que atraimos e para quem somos atraidos, temos que levar em consideracao os planetas do amor: Sol, Lua, Vênus e marte, o ascendente pesa e a 7a casa tambem.

Seu Sol indica o homem ideal para casamento e relacionamentos romanticos, inclusive se voce parar para reparar pode ser que muitos dos seus exes tem ou o signo ou o regente do seu Sol em destaque no mapa deles.

Mas mesmo assim devemos sempre adicionar os planetas e pontos que citei acima a mistura.

Lilith pode indicar obssessão e destruição.

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall