Os Setores De Gauquelin E Astrologia

Exemplo de mapa com os setores de Gauquelin em vermelho. Planetas nessas áreas são mais "fortes". Nesse caso temos: Júpiter perto do MC, Netuno, Urano e Lua perto do fundo do céu em destaque.

Michel Gauquelin foi um pesquisador francês (psicólogo e estatístico) que sempre teve certo fascínio pela astrologia.

Na década de 40 ele iniciou uma pesquisa para testar (algumas fontes dizem que para desprovar e outras dizem que para provar ) certos princípios astrológicos (alguns deles pertencentes à astrologia tradicional) e obteve bons resultados na área de personalidade, vocação e carreira.




Gauquelin coletou dados de diversos europeus e analisou esses dados considerando as profissões e personalidade desses nativos e descobriu que certos planetas localizados em determinadas áreas de mapas natais “produziam” certos traóos de personalidade, assim como tambem influenciavam na escolha profissional dos nativos analisados.

Essas áreas do mapa natal, hoje conhecidas como os setores de Gauquelin, foram criadas dividindo o círculo astrológico em 36 setores, cada um com 10 graus  (sem levar em consideração o ínicio ou fim das casas astrológicas).

 Os resultados da pesquisa mostraram que certos planetas em setores positivos (mais especificamente os setores a 10 graus dos ângulos) influenciaram na escolha da profissão dos indivíduos analisados.

O planeta que mais se destacou  na pesquisa foi Marte, já que ele foi geralmente encontrado próximo ao MC (meio do céu) ou AC (ascendente) na maioria dos mapas de atletas bem sucedidos. 

Razão pela qual os setores de Gauquelin também são conhecidos pelo nome  "Efeito de Marte". 

Marte está ligado a agressão e fisicalidade, o que indicaria uma propensão a gostar e se dar bem em esportes.

Porém outros planetas tambem tiveram resultados singnificativos além de Marte na pesquisa de Gauquelin. Eles foram:


  • A Lua, a qual foi encontrada em setores positivos no caso de escritores,
  •  Jupiter, o qual foi encontrado em setores positivos no caso de atores e políticos
  •  e Saturno, o qual foi encontrado em setores positivos no caso de cientistas.

Os demais planetas nao tiveram resultados de alta importância e portanto foram “descartados”.

Em relação à personalidade dos indivíduos, Gauquelin descobriu que alguns ensinamentos básicos da astrologia tradicional estão corretos.

Já que nativos com a Lua localizado em setores positivos eram mais expressivos, aqueles com Marte em setores positivos eram mais assertivos, os com Júpiter em setores positivos eram mais joviais e aqueles com Saturno em setores positivos exibiam traços saturninos.

 Exemplo de mapa usando os setores de Gauquelin abaixo:






O mapa acima pertence ao campeão de snowboarding e skate Shaun White. Podemos ver no mapa que Marte se localiza em uma área positiva (vermelha) do círculo. Nesse caso o único planeta em destaque é Marte.

Embora as pesquisas de Gauquelin não comprovaram que todos os ensinamentos da astrologia tradicional são efetivos (a astrologia tradicional nos diz , por exemplo, que planetas posicionados em casas cadentes -3,6,9 e 12- são “fracos”, no entanto o método estatístico empregado por Gauquelin mostra o oposto), a questão da angulariade dos planetas influenciam o caráter dos nativos analisados, algo sabido pois os ângulos representam as facetas públicas de cada pessoa.

Quanto mais proximos planetas específicos estiverem dos ângulos (mesmo em casas cadentes) e especialmente próximos do meio-do-céu e do ascendente, maior e mais visível será sua influência no nativo.

Isso quer dizer que dar a devida importância à planetas próximos (até 10 graus) dos ângulos, particularmente do MC ou AC, faz todo sentido.

Você tem planetas em alguma das áreas de Gauquelin? Conte para nós sua experiência com esse planeta nos comentários abaixo.

4 comentários

Samuel Cernunnos disse...

a imagem não esta aparecendo

Melissa disse...

Obrigada por avisar, Samuel.
Mas não sei mais o que fazer, eu coloco a imagem e o blogger tira ela novamente.


Beatriz Sousa disse...

OMG *u* tenho sol,lua,marte,quiron,plutão e jupter

Cliques Lucro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall