O Preconceito Astrológico

preconceito signos zodiaco


Hoje falaremos sobre o que chamo de “preconceito astrologico”. Voce ja ouviu algum amigo dizer “ah, aquele manteiga derretida, tinha que ser pisciano mesmo!” ou se voce é escorpiano ja deve ter visto varias pessoas ficarem espantadas ou ate soltar um “Deus, me livre” quando voce disse ser escorpiano. Isso é preconceito astrologico.





O preconceito astrologico geralmente é baseado naquilo que é o conhecimento popular e parcial sobre astrologia: os signos solares, ou seja, os chamados “signos” e aquile comportamento que a cultura atual e considerada “mais aceitavel”.


Alguns dos preconceitos astrologicos mais conhecidos sao:



  • Piscianos sao choroes, hiper sensiveis e nao sabem tomar decisoes com firmeza ou algo do tipo.
  • Escorpianos sao simbolos sexuais, otimos de cama, traicoeiros e vingativos, entao fique longe deles.
     
  • Cancerianos sao xaropes e super protetores que sufocam qualquer pessoa que tenha um relacionamento serio com eles.
     
  • Librianos sao indecisos e do tipo maria-vai-com-as-outras.
     
  • Virginianos sao puros e jamais promiscuos, afinal de contas o simbolo desse signo é uma virgem!

Ha muitos outros mitos astrologicos desse tipo. O problema aqui é que primeiramente essas pessoas estao jogando toda a populacao do planeta em 12 categorias diferentes e se voce entende um pouco mais sobre astrologia, sabe que ela é bem mais complexa que isso... é so voce ver seu mapa astral pela primeira vez que voce se sentira bombardeado de novas informacoes, algumas delas conflituosas... Mas quem disse que os seres humanos sao faceis de se entender?


Outra coisa interessante é que a cultura tende a influenciar quais os signos considerados “bons” e aqueles considerados como “ruins”. 


Voce ja percebeu que os signos de agua sao sempre aqueles considerados como piores? 


A sociedade da valor as caracteristicas exprimidas pelos outros signos, tais quais os de fogo e terra e ate certo ponto os de ar. Nossa sociedade gira em torno da aquisicao de bens materiais, status e carreira (terra) e inovacao, lideranca e pionerismo (fogo). Nao e a toa que caracteristas diferentes das citadas acima sejam meio que “jogadas para escanteio”.


O que nao podemos nos esquecer é que as aparencias enganam em astrologia. Entao aquele seu amigo que diz que piscianos sao indecisos e que nao conseguem ser firmes, deveria conhecer o CEO bem sucedido de uma compania famosa que usa astrologia e sabe que apesar dele ser pisciano ele é decisivo.


Ou que aquela canceriana que ele conhece da muito mais valor a sua carreira do que a “sufocar” seu marido e/ou familia e assim por diante e que alias ela é super criativa. 


Quem sabe assim ele entende que nao da para separar pessoas em doze categorias e descreve-las dessa maneira, muito menos descreve-las de maneira super negativa. 


Afinal de contas, todos os signos possuem tanto caracteristicas “boas” quanto “ruins”.

Um comentário

Julinha disse...

Desculpa Melissa, mas me vejo forçada a discordar de ti, em parte.

Sem dúvida, um ser humano é muito mais que um signo, e há de se analisar muitos fatores antes de julgá-lo:A criação, tendências de caráter e até genéticas contam.E muito. Até aí, tudo bem. Não sejamos simplistas.

No entanto, depois de MUITA análise e observação, atrevo-me a dizer que cada signo tem sim, muitas qualidades e defeitos marcados. E estes defeitos ou "pre-conceitos" são reais, vivos e concretos.
Por exemplo: Geminianos são quase sempre infiéis e mentirosos em um relacionamento, não conseguindo ligar- se a uma só por vez- FATO previsto e acertado. Não conheci uma única pessoa de gêmeos que nunca tenha mentido ou pulado a cerca, achando que isso é a coisa mais normal e sinônimo de esperteza do mundo.Eles tem outras qualidades: São inteligentes e amorosos, mas quase nunca sinceros, verdadeiros, blah blah blah.

O que acontece é que nós, pobres mortais, temos razão (quiçá o direito) de gostar mais de uma coisa que de outra, e infelizmente, julgar faz parte de nossas naturezas pouco evoluídas.
Por exemplo: Touro é tido como altamente materialista e apegado: Eu admito: SOU MESMO. Talvez seja um defeito, mas eu sou assim. Não gosto de pobre (ECA). Pra namorar então, nem pensar!!! Gosto demais de conforto pra achar o máximo comer um miojo de almoço pq o cara não tem $ pra um restaurante bacana. O que eu disse pode parecer horrível, mas tem a ver com valores, com o que eu aprecio e admiro em alguém, e com definição de AMOR, para mim. Eu não dou valor a palavrinhas bonitas, mas a ATITUDES bonitas. Pra que prova de amor maior que a fidelidade e a segurança financeira? Poucos se dispêm a oferecer isso, e por isso essas são qualidades valorizadas.
Eu pelo menos acho isso. E cada um (cada signo, talvez) possui sua escala de valores, que, para eles, são autênticas.
Teu blog é muito bom, estou gostando muito.
Forte abraço

Assine

Seguidores

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zodíaco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodução. Tecnologia do Blogger.

Pages

© Mapa do Zodíaco
site design por Maira Gall