Ele/Ela Combina Comigo?



O primeiro passo para analisar uma sinastria é analisar o potencial dos das duas pessoas envolvidas separadamente. Para fazer isso voce precisara (obviamente) dos mapas natais dos dois individuos em questao.




Se voce fica confuso ao ver todos os simbolos presentes num mapa de sinastria, recomendo que voce faca  tres mapas, dois para cada individuo e um mapa somente para a sinastria. Dessa maneira é mais facil analisar a capacidade de relacionamento de cada mapa isoladamente.


Assim que voce tiver os tres mapas se concentre naquele da primeira pessoa. Voce deve analisar o seguinte:

  •    O signo descendente (7ª casa) 
  •    O planeta regente da setima casa  e o signo e casa na qual esse planeta se encontra;
  •     O signo solar e sua casa (sua localizacao no mapa);
  •     O signo lunar e sua casa;
  •     O ascendente, o planeta regente do mapa ( = regente do ascendente) e casa onde esse planeta se localiza no mapa;
  •     O signo onde Mercurio se encontra e sua casa;
  •     O signo onde Venus se encontra e sua casa;
  •     O signo onde Marte se encontra e sua casa;
  •     Quaisquer planetas angulares (localizados na 1ª , 10ª , 7ª e 4ª casa);
  •     E os aspectos astrologicos relacionados ao Sol, Lua, Mercurio, Marte e Venus.


Agora faça a mesma lista com o mapa do outro individuo. Depois disso é hora de comparar os dois mapas conjuntamente comparando os planetas nos elementos .


Os elementos dominantes de uma pessoa constituem sua personalidade e nao e incomum encontrar casais que se complementam quando compara-se os elementos dominantes de cada um (ar com fogo / terra com agua) ou ainda aqueles que tem elementos dominantes iguais.


Apos isso pode-se contar quantos planetas cada um tem distribuidos pelas tres
modalidades e elementos.


A regra para contar os planetas segundo e a seguinte:

  • Somente contamos o Sol, Mercurio, Venus, Marte, Jupiter e Saturno;
  • O total individual de elementos  deve ser igual a 8 e combinando as duas pessoas 16;
  • O total da de modalidades individual deve ser igual a 8 e combinandos os dois mapas 16.
  • A media individual para a tabela e de 2 pontos individualmente e  4 pontos conjunta. 

A partir dessas duas tabelas podemos saber como os dois individuos participam e o que e mais importante para eles em um relacionamento e alem disso como as caracteristicas do casal mesclam entre si. 

Se houver um ou dois elementos dominantes ao se comparar os dois mapas isso indica que o relacionamento tem abundancia daquele elemento e falta de outro. 

Por exemplo, se houver falta do elemento fogo ao todo (nos dois mapas) isso pode significar que o relacionamento vai durar porem que sera "chato", rotineiro. Se houver falta de  elemento terra, o relaciomanento pode ser "caotico", se o elemento inexistente for agua provavelmente faltara "expressao de emocoes" entre os dois e finalmente se o elemento que menos estiver presente nos dois mapas conjuntos for ar o casal provavelmente sentira falta de comunicacao entre eles.


Ja em relacao as modalidades pode-se dizer que um individuo que e cardinal gosta de iniciar relacionamentos e e provavelmente o "homem da casa" independente do sexo dele/a. 

Aqueles que tem modalidade mutavel dominante precisam de novidades, surpresas e participarem de eventos sociais para nao enjoarem do relacionamento. 

Ao contrario desses, os que possuem qualidade fixa dominante costumam ser mais fieis e gostam de relacionamentos duradouros, porem eles podem ser dominadores e teimosos.


Depois de visto como cada individuo "funciona" dentro do relaciomento e ter uma sobre a "essencia" do mesmo, deve-se analisar o mapa de sinastria (aquele com as duas rodas, uma dentro da outra). 

Como voce ja deve saber cada roda dentro da sinastria e o mapa de um das duas pessoas envolvidas no relacionamento e esse layout da sinastria permite que vejamos como um parceiro influencia o outro dependendo de onde seus plantetas sao encontrados nas casas do outro parceiro.

Para facilitar a analise da sinastria (que costuma ser confusa no inicio com tantos planetas e as duas rodas) crie uma tabela listando onde cada planeta seu "cai" (se localiza) no mapa dele/a e inverta o processo quando for analisar o mapa do outro.


sinastria com casas e seus elementos marcados.

Apos ter analisado a posicao dos planetas dos dois,o proximo passo e a analise de quais tipos de casa seu parceiro "ativa" no seu mapa e quais casas voce "ativa" no mapa dele.

Ha tres tipos de casas:


  •  angulares (1-4-7-10), 
  • sucedentes (2-5-8-11) 
  • e cadentes (3-6-912).

 Para fazer sua analise simplesmente conte quantos planetas seus "caem" nas casas determinadas pela tabela e faca o mesmo com os planetas dele caindo no seu mapa.

Cada casa tambem e classificada de acordo com seu elemento basico e a correlacao e de acordo com os signos que regem cada casa:

  • Casas 1, 5 e 9 sao regidas respectivamente por Aries, Leao e Sagitario. Todos esses signos sao regidos pelo elemento fogo e portanto essas tres casas "pertencem" a esse elemento.
  •  As casas 2, 6 e 10 sao correlacionadas ao elemento terra e sao regidas por Touro, Virgem e Capricornio;
  • E as casas 4, 8 e 12 pertencem ao elemento agua e sao regidas pelos signos de Cancer, Escorpiao e Peixes.

 Se a maioria dos seus planetas cairem em casas de terra do seu parceiro, ele pode ter interesses financeiros em voce tambem ou achar voce util ao relacionamento. 

Se seus planetas cairem em casas de agua dele/a, qualquer coisa que voce faca tera grande impacto nele/a pois eles estarao sucetiveis a "receber" e sentir tudo na relacao. 

Se seus planetas cairem em casas de ar no mapa do seu parceiro, ele/a pode te ver mais como amigo do que como amante ou ainda pode significar que ele/a se sentira mais comunicativo quando contigo. 

Se a maioria dos seus planetas cair em casas de fogo do seu parceiro, voce influenciara o ego e identidade dele/a. Ele/a podera se sentir mais ativo e vibrante quando em sua presenca.

Qualquer planeta seu caindo em casas angulares da outra pessoa afetara ela de maneira profunda e ela sentira uma atracao inexplicavel e certa similaridade de identidade contigo.


A proxima etapa e mais complicada e lida com os aspectos astrologicos. Se voce obteu seu mapa no Astro.com (Astrodienst) ha a opcao de baixar os arquivos PDF do seu mapa. 

Aconselho que alem de salvar/baixar a figura JPG do seu mapa voce tambem baixe/salve os arquivos PDF (nao estou falando do desenho em PDF, ja que para conseguir esse ultimo deve-se pagar) que sao uma lista bem mais legivel da posicao de todos seus planetas e a grade de aspectos do seu mapa.

Nos arquivos PDFs de sinastria as posicoes das duas pessoas serao exibidas primeiro separadamente e depois conjuntamente. E essa parte conjunta que vamos analisar da seguinte maneira:

  • Conte quantas conjuncoes ha entre seus planetas;
  • Conte os trigonos;
  • Conte os sextis;
  • Conte as quadraturas e as oposicoes;
  • Conte as inconjuncoes;
  • Conte as semi-quadraturas e Sequis-quadraturas;
  • Conte os aspectos entre os angulos e Nodo Norte.

Aspectos harmoniosos (trigonos, sextis e conjuncoes em certos casos) entre planetas pessoais dos individuos sao importantes pois indicam um laco forte e reconhecimento de identidades. 

Alguns dos aspectos desarmoniosos (quadraturas ,oposicoes, semi-quadraturas,  sequis-quadraturas, inconjuncoes e em certos casos conjuncoes) promovem conflito porem isso e necessario para que os parceiros crescam atraves da relacao. 

No entanto as energias de certos aspectos desarmoniosos e mais dificil de "controlar" e pode promover a dissolucao de um relacionamento.

Se a idade do casal for proxima, e provavel que havera conjuncoes dos planetas geracionais (Urano, Netuno e Plutao) pois esses planetas demoram mais para mudar de signo e portanto essas conjunções não são "tão" importantes em sinastrias. Ignore elas.

1 Coment�rios

  1. Melissa, fiquei confuso com sua explicação. Veja: "Depois disso é hora de comparar os dois mapas conjuntamente comparando os planetas nos elementos .", como eu faço isso? contando os elementos dos planetas, casas ou dos signos que estão neles?

    Outra dúvida, como fazer o terceiro mapa?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Copyright © 2010-2016 Mapa Do Zod�aco.Todos Direitos Reservados: Proibida a Reprodu��o. Tecnologia do Blogger.

Pesquise